Foi a segunda edição da iniciativa, que será repitada em todos os Dias D.
Aproximadamente dez toneladas de lixo eletrônico foram recolhidas nas duas edições de coleta promovidas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão. Só neste sábado, Dia D da Mães, seis toneladas de materiais sem uso foram entregues.
O presidente da CDL, Felipe Antunes Nascimento, comemora o êxito desta ação. Para ele, se não fosse esta coleta, muito lixo eletrônico acabaria como lixo comum e iria gerar uma contaminação ambiental de grande impacto.
“Se no Dia D buscamos promover as ações de saúde como prioridade no atendimento gratuito à população, a coleta do lixo eletrônico também soma-se a isto como um grande benefício à saúde pública. A população de um modo geral tem entendido a importância de se dar o destino correto ao lixo eletrônico e resultado é o volume de material descartado”, avalia Felipe.
Sábado, também foram oferecidos à população atendimentos gratuitos como testes de glicemia, pressão arterial, orientações sobre preventivo de câncer, corte de cabelo e orientações jurídicas e previdenciárias. A programação incluiu ainda brincadeiras para as crianças, atrações culturais e o sorteio de uma transformação visual oferecida a uma mãe. A vencedora foi Cecilia Maria Freitas Santiago, contemplada com uma sessão em salão de beleza, roupa e calçado.
Notisul