Geral

41 pessoas passaram a noite no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann em São Ludgero

Foram retiradas das residências na noite de ontem, quarta-feira, 4, e na madrugada de hoje, quinta-feira, 5 de maio

Foto: Divulgação

As últimas horas foram de mobilização em São Ludgero no auxílio para retirada de pessoas e móveis das casas atingidas pela chuva. Ao todo, 41 pessoas foram acolhidas e estão alojadas no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann. Prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Cegero, entidades, igrejas e voluntários estão unidos para superar os desafios diante do aumento do volume do rio Braço do Norte, riachos e seus represamentos.

O Secretário de Assistência Social e Habitação de São Ludgero, Valcemir Villani, informa que as pessoas abrigadas no Centro Cultural são dos bairros Beira Rio e Nossa Senhora Aparecida. “Foram acolhidos e é preciso destacar a participação de igrejas e entidades nas ajudas recebidas e as ações de pessoas voluntárias da comunidade. O espaço está disponível para famílias que necessitem”, enfatiza.

A Diretora de Cultura, responsável pelo Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann, Francislene Becker Wessling, reforça a importância da união das pessoas neste momento de fragilidade.

Na Rede Municipal de Ensino, o transporte escolar continua suspenso. Os Centros de Educação Infantil (creches) seguem em regime de plantão, atendimento somente para as famílias que necessitam e apresentem segurança em levar e buscar a criança na escola. O Centro Educacional Professor Henrique Buss também funcionará em regime de plantão para os alunos que necessitam, ao mesmo tempo que todos os educandos são atendidos através de aulas remotas.

As unidades de saúde continuam funcionando normalmente, mesmo com a falta de alguns profissionais.

O Coordenador da Defesa Civil, Júlio Pozza, informa que a previsão é para dar uma estabilizada no período da manhã e melhora do tempo no período vespertino. “O município continua sendo monitorado nos perímetros urbano e rural”, ressalta.

O Secretário de Obras, Viação e Urbanismo, Afonso Boeing, informa que o acesso à área central da cidade está acontecendo apenas pela comunidade do Mar Grosso. “Alagamentos estão impedindo passagem para Rio Pinheiros, Nova Estrela, Três Divisas, Bom Retiro e Barra do Norte.

Se precisarem de ajuda as pessoas devem ligar para o 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) e 99203 3279/99912 8865 (Secretaria de Obras).

Cegero – A equipe da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero) amanheceu no dia de hoje, quinta-feira, 5 de maio, trabalhando no restabelecimento de uma rede que passa em frente a sua Sede Administrativa, às margens do rio Braço do Norte, no bairro Divina Providência. Diante do volume de água ocorreu desmoronamento e uma extensão da mesma veio abaixo. O trabalho deve durar mais de três horas.

Notícias Relacionadas

Massa de ar frio avança e mínima pode ficar abaixo de 5°C durante a noite desta quarta-feira em SC

O dia começa com tempo instável, mas a chuva fica mais reservada durante a manhã e início da tarde.

Colisão frontal entre veículos deixa duas pessoas feridas em Gravatal

O acidente ocorreu por volta das 18h deste domingo (22)

Câmera registra momento em que jovem colide moto contra árvore em Orleans; VEJA VÍDEO

Adolescente de 17 anos continua internado em estado grave.

Três pessoas são presas em Tubarão ao pedir doações para entidade que não existe

Os suspeitos foram presos por estelionato na tarde desta segunda-feira (23)