Nesse fim de semana, por volta de 60 especialistas participaram do Primeiro Encontro da Sociedade Brasileira de Quadril. O evento reuniu profissionais da ortopedia do país. Entre os participantes, 40 médicos ortopedistas; destes, 30 eram cirurgiões de quadril, além de bioquímicos e microbiologistas do Hospital São José e de hospitais da região.
“O evento superou nossas expectativas em todos os sentidos. Recebemos especialistas com grande influência no cenário da cirurgia do quadril, de várias regiões do Sul do país. Alguns professores dos principais centros de ensino em cirurgia do quadril de Porto Alegre, Passo Fundo, Curitiba e Florianópolis. O palestrante com um currículo bastante extenso e relevante, Dr. Mauro Salles, médico infectologista da Santa Casa de São Paulo, especialista em infecção ortopédica. Ele trouxe e compartilhou seu conhecimento, fez o evento ser este grande sucesso”, ressalta Rodrigo Rodrigo Scheidt, um dos organizadores.
A dinâmica do encontro com perguntas pertinentes ao assunto e discussões foi o diferencial da iniciativa, segundo ele. O especialista ressalta ainda o que evento marcou uma transformação na abordagem de pacientes com suspeita de infecção ortopédica em todos os sentidos. Desde o diagnóstico até o tratamento.
“A partir de agora, o que desejamos é implementar todas as medidas apreendidas com colegas de outros lugares nos hospitais da região, com objetivo de proporcionar aos nossos pacientes cirurgias mais seguras e soluções para esses casos de infecções”, afirma o ortopedista.
Colaboração: Katia Farias / Comunicação Hospital São José