Segurança

3º Inquérito da Operação ”Hera” é concluído e duas pessoas são indiciadas

Ambos indiciados foram afastados de seus cargos por decisão judicial

Divulgação

A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) concluiu o 3º inquérito da Operação ”Hera”, realizada no Município de Urussanga. Um diretor e um vereador foram indiciados por peculato culposa e frade processual. Ambos foram afastados de seus cargos por decisão judicial.

O inquérito teve início devido a uma notícia divulgada em 27 de agosto através da imprensa, onde um motor de uma retroescavadeira que pertencia à Urussanga, teria sido roubado e estava em um depósito na cidade, junto ao Parque Municipal Ado Cassetari Vieira.

Conforme a apuração, em 2019, o motor estava com problemas, não sendo mais utilizado na máquina, conforme a decisão do gestor da agricultura.

O motor foi desmontado, e suas peças foram colocadas na cabine sido levadas para o Parque Municipal, local de fácil acesso, e sem vigilância.

No início das investigações, problemas de gerenciamento no que se refere aos bens municipais.

Assim, impossibilitando que as peças fossem furtadas, ou objeto de peculato, considerando o intervalo entre desde que a máquina deixou de ser utilizada e a informação de que as peças haviam desparecido.

A Prefeitura do Município utilizou partes da máquina em alguns casos, sem qualquer inventário prévio ou documentação das informações.

Durante a apuração, os dois ex-gestores da pasta da agricultura, para se livrarem da responsabilidade, combinaram o depoimento para que terceiros fossem acusados de negligência relacionado à máquina, com propósito de induzir o juiz ao erro.

Cometendo além do crime de peculato culposo, devido à negligência com patrimônio público e fraude processual, também conhecida como obstrução da justiça.

Notícias Relacionadas

Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano

Cerca de 160 mil mortes anuais têm relação com consumo desses produtos

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia

Motociclista morre em colisão frontal com carro em SC

Segundo relatos da PMRv, o motorista do carro, um homem de 25 anos, é suspeito de estar dirigindo sob influência de álcool no momento da colisão

Taxa de desocupação de Santa Catarina cai para 2,8%, o menor percentual em 10 anos

pesquisa do IBGE mostra também que o mercado de trabalho catarinense está em expansão