Neste domingo, 07, ocorre a terceira edição do Cicloturismo de Morro da Fumaça, evento que é realizado pela Administração Municipal, através do Departamento de Esportes, e marca a abertura dos preparativos para a Maggiofest 2023. A largada acontece às 8h ao lado da Prefeitura e os trajetos passam por trechos centrais e rurais da cidade.
O Cicloturismo é dividido em duas modalidades, a Amador, com um trajeto de 25 quilômetros, e a Esporte, com trajeto de 50 quilômetros. “Em média, os participantes devem finalizar o trajeto Amador em torno de 2 horas, já no do Sport a expectativa é que a prova deva durar aproximadamente 3 horas”, explica o coordenador do Departamento de Esportes, Carlos Sweder.
Alterações no trânsito
A concentração dos atletas acontece na Rua 15 de Novembro, entre a Prefeitura e a Casa da Nonna, por isso, o local permanecerá fechado para trânsito de veículos durante toda a manhã. Já a Rua 20 de Maio será bloqueada somente próximo ao horário de largada, que está marcada para às 8h.
“Pedimos a colaboração dos motoristas durante a realização do evento. A atenção deve ser redobrada na manhã de domingo, devido ao número de ciclistas na pista”, destaca o coordenador do Demutran, Willian Bruning.
Evento
O Cicloturismo de Morro da Fumaça entrou de vez no calendário anual do Município após o sucesso das duas primeiras ações. Neste ano os participantes do evento vão receber o kit atleta, que conta com camiseta para os 100 primeiros inscritos, placa de identificação, copos personalizados, seguro atleta, medalha de participação, além de água e frutas ao longo do trajeto, café colonial na saída e na chegada, isotônico na chegada, brindes de parceiros e a tão esperada costela assada para os atletas.
De acordo com o vice-prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, esse é um evento para toda família e não só para os ciclistas. “Além dos inscritos, contamos com a presença dos familiares, que venham prestigiar junto, tornando a festividade ainda maior. Teremos atrações para todo tipo de público, como brinquedos infláveis para as crianças, música ao vivo com banda e sorteio de uma bicicleta”, conta.
Nesta edição também há o incentivo para que pessoas de todas as idades participem do evento. “Para estimular a participação de todos a praticarem exercício físico, neste ano criamos três categorias para os troféus. Serão premiados os três participantes mais velhos, os três mais novos e as três maiores equipes”, revela o prefeito Agenor Coral.
Além do Departamento de Esportes, o evento também conta com o apoio do Grupo de Ciclistas Equipinga na realização da prova.