A expectativa para este ano é adquirir 85% de alimentos provenientes da agricultura familiar
Uma das preocupações do Governo de Içara é quanto a qualidade da alimentação escolar. O assunto foi pauta de um encontro esta semana, entre técnicos da Epagri, Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura, agricultores da Cooperativa de Agricultura e Pesca Familiar de Içara (Coopafi) e Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
Conforme o presidente da Coopafi, Jairo Manoel da Silveira, A expectativa para esse ano é vender aproximadamente 85% da produção de agricultura familiar para educação, destinada a alimentação escolar. “Para a Coopafi a venda dos produtos para a educação é base para as famílias. São 37 famílias que entregam produtos para alimentação escolar”, colocou. Esse percentual aponta que as vendas devem chegar a R$642 mil.
O encontro serviu também para avaliar o ano de 2018 e alinhar com os agricultores o que estará na alimentação escolar no ano letivo de 2019, respeitando a vocação agrícola local. Este momento é uma etapa para a realização da chamada pública para aquisição de produtos da agriculta familiar para 2019. Apesar de ainda não haver uma data definida, a expectativa é que a chamada ocorra ainda esse ano.
A aquisição de produtos para a alimentação escolar ocorre por meio do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). No ano de 2017, o município de Içara foi premiado no concurso de Boas práticas de Agricultura Familiar para Alimentação Escolar pelo incentivo a produção local e principalmente a forma orgânica.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Içara