Acompanhe a cobertura das Eleições 2022 em cidades da região Sul.
Mais de 5,4 milhões de eleitoras e eleitores poderão ir às urnas neste domingo, dia 30, em Santa Catarina, para escolherem dois cargos em disputa, para governador e vice e para presidente e vice.
Serão mais de 16 mil seções eleitorais distribuídas por quase 3.500 locais de votação, nos 295 municípios do estado. Em cidades da região Sul, o Portal Sul in Foco realiza a cobertura do dia de voto do 2º turno. Confira abaixo!
Criciúma – A juíza da 10ª zona eleitoral de Criciúma, Dra. Eliza Maria Strapazzon, falou à Rádio Eldorado sobre o início do dia de votação. “Está tudo tranquilo, dentro da normalidade. A gente vê bastante eleitores já nas filas, querendo exercitar seu direito de voto o quanto antes. Isso é bom, pois não deixarão para o fim do dia. Com relação às urnas, tudo certo. Tivemos apenas uma intercorrência com o plug de energia de uma delas no Colegião, mas não foi necessário substituir. Então todas estão funcionando de forma adequada”, informou.
Prisão em Criciúma – Na manhã deste domingo, uma eleitora foi presa após ser flagrada fazendo boca de urna na Escola Coronel Marcos Rovaris, no bairro Pinheirinho.
O comandante do 6º Comando Regional de Polícia Militar, coronel Cristian Dimitri Andrade, estava exercendo seu direito de voto quando ouviu a mulher falando em voz alta o nome de um candidato a presidente da República duas vezes em voz alta com o intuito de influenciar o voto de outras pessoas.
Ela recebeu voz de prisão em flagrante por crime eleitoral e assinou um Termo Circunstanciado. Segundo ele, ela responderá em liberdade e deverá se dirigir posteriormente até o Juizado Especial.
Mulher tenta levar urna embora em Criciúma – Uma mulher tentou levar a urna eletrônica para a casa em Criciúma. A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência na Zona Eleitoral 10, seção 423. Conforme o relato, ela clicou em dois zeros para governador e finalizou a votação. Dessa forma, não conseguiu votar para presidente. A Justiça Eleitoral será informada. No local, a votação segue normalmente.
Definidos os locais de comemoração em Criciúma – A Polícia Militar e a Prefeitura de Criciúma definiram os locais de comemorações do resultado das Eleições 2022. Será no Parque Altair Guidi, no Pinheirinho, para presidente, e na Rua da Gente, na Próspera, para governador. Caso os vencedores sejam do mesmo partido, não haverá separação.
Funcionamento das urnas – O juiz Roque Lopedote, da 34ª ZE, disse à Rádio Cidade em Dia que, até o momento, nenhuma urna teve problema e nenhuma ocorrência foi registrada na Zona Eleitoral que abrange as cidades de Urussanga, Cocal do Sul e Morro da Fumaça.
Urussanga – Na E.E.B. Barão do Rio Branco, diferentemente do 1º turno, a manhã de votação segue sem grandes registros de fila.
Mulher desmaia na seção eleitoral – Por volta das 9 horas, os bombeiros foram acionados para atender uma mulher que desmaiou dentro de seção eleitoral. Quando chegaram, ela já estava consciente e com os sinais vitais normais.
A mulher relatou que desmaiou ainda na fila de votação, melhorou, votou e, na saída, sofreu outro desmaio. Ela disse ter ansiedade e que, há pouco mais de uma semana, começou a fazer uso de medicamento. Após o atendimento pré-hospitalar, foi conduzida ao Pronto Socorro do hospital de Urussanga.
Presidente de seção eleitoral é autuada em Cocal do Sul – Após denúncia pelo aplicativo Pardal da Justiça Eleitoral, uma presidente de seção eleitoral foi autuada por boca de urna. A Polícia Civil recebeu notícia de fato, ocorrido na seção 126 da Escola João Perucchi, em Cocal do Sul, na 34ª Zona Eleitoral.
A presidente da seção eleitoral teria feito uma postagem com pedido de voto. Diante dos fatos, a suspeita foi autuada em flagrante delito. Posteriormente, foi conduzida à Delegacia de Polícia de Urussanga, onde foi instaurado um Termo Circunstanciado. Ela foi liberada após compromisso de comparecer à Justiça Eleitoral e o juiz eleitoral, Dr. Roque Lopedote, determinou a substituição da mesária.
Treviso – Na Escola Udo Deeke, no Centro, e na comunidade de Volta Redonda, já havia fila antes mesmo do horário de início da votação. Na cidade, o tempo médio de espera tem sido de 40 minutos.
São Ludgero – No Salão Paroquial da Igreja Matriz e no CEI Dom Gregorio Warmeling, o registro de fila é menor se comparado ao 1º turno. Em ambos os locais, o dia de votação transcorre dentro da normalidade.
Braço do Norte