Clima

2015 foi o ano que mais choveu em Urussanga

Foto: Giovani Miottello

Foto: Giovani Miottello

Os volumes de chuva registrados durante o último ano em Urussanga, foram os mais altos desde 2005. Conforme dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), aferido diariamente pela Defesa Civil de Urussanga,  durante todo o ano de 2015 choveu o equivalente a 2.310,2 mm. 

O levantamento permite dimensionar os efeitos da atividade do fenômeno climático “El Niño” na região, tido pelos meteorologistas como um dos mais intensos em 50 anos. 

O “El Niño” se caracteriza pelo aquecimento das águas do Pacífico Sul, com reflexos em todo o planeta. Na extremidade inferior da América do Sul, que compreende também a Região Sul do Brasil, é marcado por um regime de chuvas abundantes. 

O mês com a maior precipitação no município foi setembro, com 291 mm, e o dia mais chuvoso do ano, foi em 10 de março quando choveu o equivalente a 94,2 mm. 

Já a maior temperatura de 2015 foi registrada no dia 12 de janeiro com os termômetros marcando 38,3º, e a menor temperatura foi no dia 16 de junho,  dia em que os termômetros registraram 4,3º.

Colaboração: Giovani Miottello