A busca pelo Conhecimento

20 de Novembro: O Legado de Zumbi dos Palmares e a Luta Contra o Racismo

Crédito da Imagem: Shutterstock.com

No dia 20 de novembro, é comemorado no Brasil o Dia da Consciência Negra. A data é de extrema importância pois leva as pessoas a refletirem sobre temas como racismo e a desigualdade que as pessoas negras já enfrentaram ao longo da história e que ainda enfrentam. Antes de falarmos sobre a data, é importante entender o motivo que levou à escolha desse dia como Dia da Consciência Negra. Veja abaixo:

O dia 20 de novembro foi a data em que Zumbi dos Palmares foi assassinado por bandeirantes paulistas liderados por Domingos Jorge Velho. Zumbi foi um importante e último líder do Quilombo dos Palmares, situado na capitania de Pernambuco, na região Nordeste do país. Esse guerreiro se destacou por apresentar uma série de habilidades, como coragem, liderança e grandes conhecimentos em estratégia militar. Além disso, ele também era um grande defensor pelo fim da escravidão no país e pela luta em favor dos direitos dos negros.

Durante os anos que serviu como líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi defendeu constantemente seu povo de tudo aquilo que viesse a prejudicá-los, inclusive em uma invasão de tropas portuguesas que resultou em uma batalha sangrenta. Com o passar do tempo, ele foi visto como um desafiador do governo português e um rebelde contra a coroa, por isso começou a ser o alvo principal do rei de Portugal. No dia 20 de novembro de 1695, Zumbi foi assassinado aos 40 anos de idade pelo capitão Furtado de Mendonça, em uma expedição liderada pelos bandeirantes Domingos Jorge Velho e Bernardo Vieira de Melo a mando do rei D. Pedro II de Portugal. Após sua morte, sua cabeça foi decapitada e exposta em praça pública com o intuito de acabar com o mito da imortalidade de Zumbi e para que as pessoas vissem quais eram as consequências de se rebelarem contra o governo português.

Em decorrência disso, o dia 20 de novembro foi escolhido como o Dia da Consciência Negra no Brasil para homenagear essa importante figura que tanto lutou pela sua comunidade e por todos os negros do Brasil. A data foi instituída no governo de Dilma Rousseff, através da Lei nº 12.519, em 10 de novembro de 2011, e foi deixada à discrição das prefeituras municipais optarem por ser feriado ou não. Porém no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o dia foi oficialmente transformado em feriado nacional em todo o território brasileiro através da Lei nº 14.759/2023.

A celebração do Dia da Consciência Negra é uma oportunidade para refletir sobre a história, a cultura e as contribuições dos afrodescendentes na sociedade brasileira, bem como para reforçar a luta contínua contra o racismo e a discriminação racial.

Fontes consultadas:

FERNANDES, Cláudio. “20 de novembro – Dia da Consciência Negra”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm. Acesso em 20 de novembro de 2024.

BEZERRA, Juliana. Zumbi dos Palmares. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/zumbi-dos-palmares/. Acesso em: 20 nov. 2024

SILVA, Daniel Neves. “Quilombo dos Palmares”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/quilombo-dos-palmares.htm. Acesso em 20 de novembro de 2024

Notícias Relacionadas

Homem cai em golpe ao tentar comprar freezer por rede social

Um boletim de ocorrência foi registrado, e a PM de Criciúma está investigando o caso para responsabilizar os envolvidos

69% das rodovias de SC estão em estado regular, ruim ou péssimo, aponta pesquisa

A pesquisa aponta que seriam necessários R$ 3,36 bilhões em investimentos para melhorar as rodovias estaduais e federais que cortam o Estado.

Defesa Civil alerta para riscos de temporais e agitação marítima em SC

De acordo com os meteorologistas, na quarta-feira, os ventos no Litoral catarinense ganharão  força, soprando do quadrante sudeste com rajadas entre 50 e 75 km/h

Criciúma foi favorável a Catarinão 2025 com duas chaves de seis equipes

Éder, coordenador esportivo, representou o Criciúma com Juliano Camargo