Geral

20 casos de Gripe A já foram registrados nas regiões de Tubarão e Braço do Norte

Foram registradas três mortes, duas de tubaronenses e uma de um morador de Capivari de Baixo

O número de casos confirmados de Gripe A (H1N1) continua estabilizado em 20 desde a última semana, nas regiões de abrangência da 20ª e 36ª Gerências de Saúde, em Tubarão e Braço do Norte. Existem 16 suspeitas no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) e outras no Hospital Socimed. Contudo, é possível que os casos sejam de pneumonia.

Dos 20 casos registrados, quatro são de fevereiro, quando uma família contraiu a doença durante um cruzeiro no Nordeste. Mesmo que o frio tenha dado uma trégua esta semana, é importante continuar a adotar certos cuidados, como a etiqueta da tosse, utilizar o álcool em gel e manter os ambientes arejados.

O médico infectologista e professor doutor do curso de Medicina da Unisul Rogério Sobroza de Mello ressalta que a melhor maneira de evitar o contágio é a prevenção. Ele ainda ressalta que o número de casos deve-se à demora do Ministério da Saúde em iniciar a aplicação das vacinas. “Depois que o paciente recebe a vacina, o organismo leva, em média, 15 dias até criar os anticorpos necessários contra o vírus”, explica Sobroza. Ainda segundo ele, como no ano passado o número de casos diminuiu, as pessoas deixaram de procurar a vacina. Este fato agravou o quadro.

Neste ano, a vacinação gratuita foi disponibilizada apenas aos grupos de risco (crianças entre seis meses e dois anos, gestantes, portadores de doenças crônicas pulmonares, cardíacos e portadores de imunodeficiências).
Dos casos de Gripe A, um é de Braço do Norte, um de Gravatal, dois de Jaguaruna, dois de Sangão, três de Capivari de Baixo e 11 de Tubarão. Foram registradas três mortes, duas de tubaronenses e uma de um morador de Capivari de Baixo.

Diário do Sul