Cultura

2ª Feira do Livro em Cocal abre com a magia das histórias contadas

Uma pitada de musicalidade, dança, teatro e arte foram os ingredientes para, numa questão de segundos, ganhar a atenção das crianças e logo despertar a curiosidade e a participação dos pequenos numa viagem onde a imaginação é o carro chefe do espaço que reúne mais de mil livros e atraí centenas de visitantes. “Estou me divertindo muito”, disse a pequena Alessandra Regis, de 5 anos.

Assim é a 2ª Feira do Livro de Cocal que abriu nesta terça-feira (14), com a contação de histórias pela dupla Aline Maciel e Sig Schaitel, da Cia Mafagafos que encanta com sua forma descontraída e diferenciada de contar e adaptar fábulas. Promovida pelo Governo Municipal por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, o evento foi aberto oficialmente pelo prefeito, Ademir Magagnin e a Secretária de Educação, Raquel R. Quarezemin, no salão de festas da igreja matriz. “Esse é mais do que um espaço de comercialização de livros. Estamos felizes porque a feira se consagra a cada ano no seu papel de aproximar os leitores e escritores e, desta forma, associar ao ato da leitura a perspectiva de estimular o pensamento crítico. Que essa feira se estenda aos pais,  escolas do município e toda a comunidade”, ressaltou Magagnin.

A estudante de veterinária Giulia T. Guollo chegou cedinho para prestigiar a Feira. “Já estou levando um livro. Acho importante incentivar as crianças e adultos para a leitura, principalmente numa época onde a internet influência muito. O evento está cada vez melhor, muito organizado e recebemos uma atenção especial”, destaca.

A Feira é aberta ao público e durante os quatro dias de evento, as pessoas poderão participar de contação de histórias com a Cia Mafagafos, nos períodos diurno e noturno, apresentações culturais à noite com os alunos das escolas municipais e nesta quinta-feira (16), a noite de autógrafos com o lançamento do livro Nove, de Mauro Felippe. “A contação de histórias é maravilhosa. Ela prende o aluno e até os adultos que se divertem e interagem com a forma descontraída, nada cansativa e simples de aprender nas entrelinhas. Está imperdível”, observou a visitante Ana Maria Silva.

Centenas de pessoas já passaram pelo evento e a expectativa é reunir mais de 5 mil pessoas até sexta-feira (17). A Feira conta com mais de dez mil exemplares tendo como livraria responsável a Unilivros. Dessas obras 80% são para o público infanto juvenil e 20% para o público adulto, incluindo os 30 livros mais vendidos do ranking mundial e Best Sellers. O encontro acontece das 8h às 21h, no salão de festas da igreja matriz.

A abertura da Feira também contou com a presença da vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato, presidente do Legislativo, Roseny Cittadin, vereadores Henrique Bittencourt e Ângela Anjo, diretores e professores.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt

[soliloquy id=”119948″]