Evento, organizado pela Prodapys, teve início oficial nesta sexta-feira (20) no hotel Morro dos Conventos
Apicultores de várias regiões do Brasil se reuniram nesta manhã de sexta-feira (20), no hotel Morro dos Conventos, em Araranguá, para dar início ao 2º Encontro de Apicultores Prodapys. O evento, que iniciou ontem, termina neste sábado (21), com palestras pontuais sobre o manejo de abelhas; projetos orgânicos; comércio justo e responsabilidade ambiental.
O apicultor Rafael Garcia percorreu 600 km, de Canguçu, no Rio Grande do Sul, para obter aprendizado em Araranguá. “Ano passado eu já tinha vindo e este ano estou aqui novamente, pois as palestras nos ajudam a ter novos conhecimentos, e principalmente, corrigir o que estamos fazendo errado”, relatou o apicultor.
Além de Rafael, outras 200 pessoas se inscreveram para assistir as palestras. De acordo com o diretor da Prodapys, Celio Hercilio da Silva, o objetivo do evento é trazer conhecimento aos apicultores. “O principal atrativo deste encontro será a palestra com os americanos William e Wendy Klett, que vai falar como os americanos fazem a apicultura migratória e sobre os erros e acertos na apicultura americana”, ressaltou.
Na abertura oficial do evento, o prefeito de Araranguá, Sandro Maciel; o Superintendente da Fundação Ambiental de Araranguá – FAMA, Paulo Simon e o presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina -FAASC, Nesio Fernandes de Medeiros, se fizeram presentes.
Boa ação
Além do conhecimento repassado aos apicultores, o evento trouxe uma boa ação para a Cidade das Avenidas. O valor cobrado para inscrição nas palestras foi de 1 kg de alimento não perecível. Ao todo, segundo a organização, 450 Kg de alimentos foram doados ao asilo São Vicente de Paulo, que foi a instituição contemplada.
Programação
Sexta-feira (20)
Tarde
Como os americanos fazem a apicultura migratória?
Erros e acertos da apicultura americana. Vamos repetir os erros ou somente os acertos?
Sábado (21)
Manhã
Lequeamento de colmeias – moderna técnica de equalização e multiplicação de colmeias.
Metodologias para a inserção de rainhas virgens.
Projeto Fair for Life – Assembleia geral.
[soliloquy id=”110001″]