Este evento é um acontecimento estudantil e cultural que visa consolidar-se como um espaço de referência nas áreas de planejamento de carreira
A 2ª edição da Vitrine das Profissões acontece no Ginásio Poliesportivo, na Unisul Campus Tubarão, nos dias 23 e 24 de setembro. Nestes dias, estudantes do Ensino Médio terão orientações de carreira, informações sobre fluxos curriculares, visitas aos ambientes de aprendizagem, esclarecimentos sobre mercados de trabalho, contatos com coordenadores, professores, assistentes pedagógicos e acadêmicos.
A Vitrine das Profissões é um acontecimento estudantil e cultural que visa consolidar-se como um espaço de referência nas áreas de planejamento de carreira, potencialização de talentos, panorama do mercado de trabalho, diferenciais competitivos, empreendedorismo e outros temas relacionados ao futuro profissional dos jovens de todo o Sul de Santa Catarina. Sua proposta inovadora extrapola as características tradicionais de uma feira de profissões.
Além de oferecer ao estudante do Ensino Médio uma visão geral sobre vários cursos de graduação, a Vitrine das Profissões também promove o esclarecimento de dúvidas sobre as diversas formas de acesso ao ensino superior, a identificação de possibilidades e perspectivas de melhor empregabilidade e satisfação pessoal em relação à profissão escolhida, testes vocacionais, visitas guiadas a laboratórios e outros ambientes de aprendizagem e o esclarecimento de dúvidas sobre bolsas e intercâmbios.
Durante o evento os estudantes poderão visitar os diversos estandes que estarão à disposição com informações. Este ano, além de profissões vinculadas à academia também terão estandes do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, Exército, Marinha e Força Aérea Brasileira.
A expectativa é que, em 2015, o evento receba um público estimado de 3000 professores, universitários, diretores e comunidade externa de Tubarão e região e, cerca de 10.000 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas das regiões da Amurel (18 municípios), Amrec (12 municípios) e Amesc (15 municípios).
O professor Paulo Barrius explica que a proposta envolve novas áreas estratégicas da Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, adequa-se também a um novo perfil de profissionais que estão adentrando o mercado de trabalho.
“Trata-se da geração Z. São os jovens que nasceram após 1995, já imersos no mundo tecnológico, da internet e globalização, e que estão trazendo fortes modificações para todos os ambientes e setores da economia. Nesta perspectiva, o Ensino Médio representa um marco decisivo na vida desses adolescentes, o que provoca altos níveis de ansiedade e estresse, não só para os estudantes como também para seus familiares”.
O professor também ressalta que fazer um curso superior representa a preparação para as responsabilidades que advirão com a vida adulta. “Neste período predominam as incertezas e cobranças, fazendo com que sejam imprescindíveis informações de diferentes naturezas para facilitar a escolha mais adequada. Não só em termos de atividades a serem desenvolvidas em uma futura profissão, como em conhecimento sobre o mercado de trabalho. As opções que surgem são várias, por isso, junto com o conhecimento e contato com as diferentes áreas, é recomendável uma orientação de carreira (ou teste vocacional), haja vista que, realizar uma escolha consciente e equilibrada, de uma carreira, exige pesquisas, contatos, leituras, testes vocacionais, entre outros”.
O evento conta com o apoio de importantes entidades como das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs), Gerências de Ensino (GEREDs), Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), Santa Catarina Turismo (SANTUR), Ferrovia Tereza Cristina (FTC), diretores, coordenadores pedagógicos, professores, prefeitos, secretários de educação, vereadores e lideranças de todo o sul catarinense.
Colaboração: Comunicação Unisul
[soliloquy id=”148545″]