“O segredo da educação é o amor e afetividade, o desenvolvimento humano está totalmente alicerçado na afetividade” proferiu o professor Dr. Celso dos Santos Vasconcellos à atenta plateia de pais e professores que lotou o auditório do Colégio São Bento, para o 11° Fórum para Pais e Educadores, neste sábado. O evento tinha como tema tratar a “Educação das futuras gerações”.
Segundo professor Celso, o olhar do professor precisa ser mais apurado e afetivo em relação aos alunos. “Aqueles para quem vocês lecionam, são antes de alunos, seres humanos. Também é papel do professor auxiliar não só no conhecimento, mas a desenvolver seres humanos preparados para a vida”, analisa Celso.
Lidar com as peculiaridades e cargas culturais de cada aluno também foi um ponto discorrido durante o seminário apresentado pelo filósofo e pedagogo, Gaudêncio Frigotto, que frisou a importância da formação do aluno como sujeito autônoma dentro da sociedade. “É preciso uma educação que tenha cuidado com a vida. Temos de esquecer a robotização da educação e desenvolver outras dimensões desses jovens, como a mente, o corpo e valores”, analisa Gaudêncio.
Após o fórum, a diretora do Centro Educacional Henrique Buss, em São Ludgero, Sirlene Machado Cunha Joaquim, já pensa em reunir o corpo docente para uma nova reflexão do projeto educacional. “O fórum foi de muita importância, pois irá me auxiliar a refletir com os outros professores sobre novas possiblidades de ensino e aprendizado. Estamos aqui atrás de conhecimento, tudo que ouvimos, nem que seja uma frase, nos auxilia no dia a dia dos educandos”, reflete Sirlene.
Quem também pensa dessa forma é a diretora da Instituição de Educação Os Amigos, em Cocal do Sul, Rosana Aparecida Buss Birolo Alano que planeja conversar com pais e professores para trabalhar novos projetos. “Não adianta a escola querer caminhar sozinha, ela precisa de suporte da sociedade em geral”, finaliza Rosana.
E neste ponto, o palestrante e professor Dr. Celso Vasconcellos arremata que a qualidade da educação é uma construção coletiva, envolvendo a sociedade como um todo. “Tem de haver um choque de gestão por parte do sistema para o magistério voltar a ser uma carreira atrativa. A qualidade da educação também depende da qualidade do professor”, emenda Celso.
Para a diretora do colégio São Bento, Irmã Analuísa Venturini, o objetivo do tradicional evento é buscar novos caminhos para a educação, condizente com um mundo que está sempre em transformação. “Além disso, existe a necessidade de fazer a sociedade refletir sobre o tema e caminhar junto conosco nessa busca”, finaliza Irmã Analuísa.
Colaboração: Bárbara Barbosa