Uma parceria do Lions Clube Lauro Müller com o Governo do município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital dos Olhos do Lions Clube Palhoça e Ótica Diniz de Criciúma, proporcionou mais qualidade de vida para 100 pessoas carentes da cidade.
Uma equipe de profissionais voluntários da área de visão do Instituto Lions esteve no município durante toda tarde deste sábado (11), na escola estadual Visconde de Taunay, no Centro, onde atendeu os pacientes, previamente selecionados, diagnosticando suas patologias e encaminhando para os devidos tratamentos ou para a confecção de óculos de grau.
Conforme o presidente do Instituto Lions, Isnardo Luis Brant, há três anos a equipe de profissionais voluntários percorre o Estado atendendo as pessoas mais carentes e que tem dificuldades para ter acesso a este serviço. “O Distrito LD 9 abrange 54 clubes de Lions com aproximadamente 1,5 mil associados, desde Florianópolis até Passo de Torres e Lages. Ao todo já foram atendidas 17 cidades, com mais de 1,5 mil pessoas beneficiadas”, aponta.
A manutenção dos serviços da unidade móvel, bem como a construção do hospital dos olhos é possível graças a contribuição dos associados do Lions e de doações de empresários. “Tudo é por meio de ajuda e do voluntariado desses profissionais, pois do contrário não conseguiríamos oferecer este serviço à população”, completa Brant.
Para o presidente do Instituto Lions, ajudar quem mais precisa é uma missão que transforma as vidas de quem ajuda e de quem é ajudado. “Cada um têm a sua responsabilidade social. Sabemos que o braço governamental da saúde anda complicado, então nós que temos condições de dispor de uma parte do nosso tempo e recursos para ajudar a quem precisa, devemos fazê-lo com amor, pois ser útil e fazer ações voluntárias é a missão de quem faz parte do Lions”, destaca.
O médico oftalmologista Dr. Otávio Nesi, coordenador da equipe, é natural de Lauro Müller e registra sua felicidade em poder ajudar pessoas conterrâneas. “Estava ansioso para vir a Lauro Müller e fazer este trabalho aqui, pois já percorremos outras dezessete cidades. Aqui o sentimento é mais forte, pois é onde nasci e por isso, tenho muita alegria de poder voltar a minha terra natal e ainda por cima contribuir para a melhoria da qualidade de vida de algumas pessoas”, comenta o médico que trouxe consigo os dois filhos que também são oftalmologistas.
A secretária de Saúde, Daiane Querino avalia de grande importância para o município, a ação desenvolvida em parceria com o Lions Clube. “Tínhamos uma demanda reprimida de aproximadamente duzentas consultas nesta área, pois conforme aquilo que está pactuado, só podemos oferecer cinco consultas nesta especialidade. Esta iniciativa possibilitou garantirmos o direito de acesso à essas pessoas, diminuindo em mais de cinquenta por cento nossa fila de espera”, registra a secretária, lembrando que mutirões, em diversas especialidades, estão acontecendo no município para acabar com as filas de espera.
Para a presidente do Lios Clube Lauro Müller Ana Maria Dalsasso, a ação tem um significado muito especial. “É com essas ações que conseguimos aliviar o sofrimento de algumas pessoas. Se cada grupo se reunir e fizer uma parte, nós conseguimos diminuir as desigualdades sociais. Nosso objetivo é o bem estar das pessoas e ter a consciência tranquila de que não estamos passando por este mundo sem fazer algo de bom que possa ajudar o próximo”, pontua.
[soliloquy id=”119443″]