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1º Festival Cultural da Cachaça fortalece laços entre produtores catarinenses

A integração entre os produtores de cachaça e o fortalecimento do setor de aguardentes em Santa Catarina marcou o 1º Festival Cultural da Cachaça, realizado no Centro de Eventos José Ijair Conti, em Criciúma. O evento iniciou na última quinta-feira (10) e encerrou neste domingo (13).

Em uma área de mais de 10 mil metros quadrados ficaram cerca de 50 expositores catarinenses e de outros estados. Além dos alambiques em exposição, onde os visitantes puderam degustar e adquirir cachaças – todas derivadas de processos específicos de produção de qualidade -, a gastronomia, as apresentações culturais e os shows nacionais também ganharam destaque. O evento também ficou marcado pela presença de um dos maiores produtores de alambiques do mundo, a empresa Santa Efigênia, de Minas Gerais.

O presidente da Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Cachaça de Qualidade – ACAPACQ, Leandro Batista de Melo Silveira, destaca que o principal intuito do Festival, que era fomentar o desenvolvimento do setor de aguardentes em Santa Catarina, foi cumprido. “Os expositores tiveram a oportunidade de apresentar a cachaça de qualidade que produzem, fizeram bons negócios e conquistaram o público”, destaca.

Expositores satisfeitos com participação no Festival

Os expositores Elisa e Sérgio Spezia, da Cachaça Spezia, da cidade de Luiz Alves (SC), afirmam que a participação na feira foi bastante significativa. “É a primeira vez que participamos de uma feira fora de nossa cidade e estamos satisfeitos com os resultados. Além de fortalecer a nossa marca, comercializamos cerca de 1.200 litros de bebida”, destacam.

Para o expositor Joelson Manoel Cardoso, proprietário das marcas Aretusa e Velha Carroça, o evento marcou a reestruturação da Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Cachaça de Qualidade – ACAPACQ. “Esta associação existe há mais de 25 anos e estava desativada. Agora, com a união de forças dos produtores catarinenses, a cachaça produzida no estado volta a ganhar notoriedade”, enfatiza.

Para o proprietário da empresa Alambiques Santa Efigênia (considerada a maior produtora de alambiques do mundo), Lenízio Santos, a organização da feira ganhou destaque. “Um evento como este contribui para consagrar a cachaça como uma bebida elitizada”, sublinha. Segundo ele, em estados como Minas Gerais e São Paulo a cachaça de qualidade já é bem disseminada, e no Sul do Brasil começa a dar bons passos.

Colaboração: Vanessa Nordio / Comunicação Festival Cultural da Cachaça

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