Economia

Vendas de Natal devem crescer 5% em Tubarão

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A conjuntura econômica adversa foi o principal motivo alegado pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Tubarão (CDL), Felipe Nascimento, que não foi além de 5% na fixação da expectativa do aumento de vendas motivadas pela aproximação do Natal, tradicionalmente a melhor data do ano para o setor. O crescimento esperado ficará abaixo do índice inflacionário de 6,5%, porém tem o aumento de um ponto percentual em relação à estimativa de 4% a mais nas vendas do Natal do ano passado.

O presidente da CDL explica em entrevista para o jornal Notisul, que ainda há uma apreensão quanto ao desempenho da economia, mas que o fim do ano será sempre a melhor época para o comércio. Para manter esse índice e até mesmo superá-lo, o órgão investe na nova decoração natalina na cidade. “O clima de Natal influencia nas compras. Vamos atrair os clientes com uma nova decoração que será feita com figuras luminosas. Estamos há 10 anos com os mesmos enfeites, claro que a cada ano implementamos, mas agora será tudo novo”, destaca.

Tradicionalmente no Natal, as pessoas compram presentes para parentes, amigos e até como doação para famílias carentes e entidades assistenciais. Muitas que evitam gastos durante o ano reservam uma parte do orçamento para as compras de fim de ano. O pagamento do 13º salário também ajuda a movimentar a economia nessa época.

Este ano, as atividades culturais também serão diferenciadas. Uma das novidades será a mudança de local do Uniluz que irá ocorrer este ano no pátio da Catedral, no dia 7 de dezembro.

Crescimento foi baixo

O percentual de vendas referente ao Dia das Crianças não foi o esperado pelos comerciantes. Teve um crescimento de 1% em relação ao ano passado, porém a meta era de 3%. “Esse enfraquecimento na economia não é exclusividade de Tubarão, mas de todo o estado e o país. A economia está em baixa”, explica o presidente da CDL, Felipe Nascimento.