Saúde

Vacinação tem boa procura em Tubarão

A primeira semana de vacinação para meninos de 12 e 13 anos contra o papilomavírus humano - HPV em Tubarão teve uma boa adesão, melhor que na campanha voltada para as meninas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A primeira semana de vacinação para meninos de 12 e 13 anos contra o papilomavírus humano – HPV em Tubarão teve uma boa adesão, melhor que na campanha voltada para as meninas.

A informação é da técnica de enfermagem do Núcleo Epidemiológico da cidade, Sheila Raiser, que ressalta que o atendimento ocorre no local das 8h às 16h30, sem fechar ao meio-dia.

O secretário municipal de Saúde, Daisson Trevisol, destaca que a expectativa é vacinar todos os meninos do município dentro da faixa etária da campanha, sem precisar, porém, quantos seriam, e que a vacinação não tem prazo para encerramento.

“Não foi feito um levantamento até o momento do número de meninos já vacinados, pois estes dados são divulgados em relatórios da Gerência Regional de Saúde”, afirma.

Antes, a imunização era aplicada apenas em meninas de 9 a 13 anos. A meta estadual é vacinar 111 mil meninos. As doses de vacina chegam mensalmente aos postos dos municípios, e a imunização não é considerada uma campanha, mas a inserção de uma nova faixa etária em uma vacina de rotina das unidades.

A imunização ocorre em duas doses, com intervalo de seis meses. A vacina contra o HPV faz parte do Programa Nacional de Imunizações desde 2014. Segundo o Ministério da Saúde, estudos feitos em outros países mostram que a inclusão dos meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino. Os próprios meninos são beneficiados, pois a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais. A partir deste ano, meninas que chegaram aos 14 anos sem a vacina também podem se vacinar.

Com informações do Portal Diário do Sul