Educação

Últimos dias para inscrições no Instituto Federal Santa Catarina

Foto: Comunicação IFSC

Foto: Comunicação IFSC

O prazo para tentar uma vaga no Instituto Federal Santa Catarina – IFSC está chegando na reta final. As inscrições devem ser feitas até quinta-feira (3). Na região Sul, o IFSC tem vagas nos câmpus de Criciúma, Tubarão e Araranguá. Todos os cursos são gratuitos.

As inscrições devem ser feitas pela internet, pelo Sistema de Ingresso do IFSC. O processo seletivo e taxa de inscrição variam conforme cada curso.

O Câmpus Tubarão oferece o curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Trata-se do primeiro curso de graduação presencial da rede federal a ser oferecido na região.

Em Criciúma, há vagas disponíveis em cursos de graduação em Engenharia Mecatrônica e Licenciatura em Química, no cursos técnicos integrados em Mecatrônica, Química e Edificações e nos cursos técnicos subsequentes em Edificações e Eletrotécnica. Na modalidade integrado, o aluno faz o ensino médio e o curso técnico no IFSC. O curso subsequente é para quem já conclui o ensino médio.

O Câmpus Araranguá oferece os cursos superiores de Design de Moda e Licenciatura em Física, os cursos técnicos integrados em Eletromecânica e Vestuário e os cursos técnicos concomitantes em Eletromecânica, Produção de Moda e Têxtil. Na modalidade concomitante, o aluno faz o curso técnico no IFSC e o ensino médio em outra instituição de ensino.

Forma de seleção

No caso dos cursos técnicos, a seleção pode ser por exame de classificação – que será realizado no dia 20 de novembro – ou sorteio público. O ingresso em cursos de graduação poderá ser feito via vestibular – aplicado no dia 4 de dezembro – ou usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem dos últimos cinco anos.

Os editais apresentam os cursos e as vagas em todo a rede IFSC. Para verificar o número de vagas e a forma de seleção do curso desejado, consulte os editais disponíveis na página do Ingresso.

Reserva de vagas

O IFSC adota reserva de vagas em cursos técnicos, Proeja e de graduação, independentemente do tipo de processo seletivo. Metade das vagas é destinada a estudantes que vêm de escolas públicas. Dentro desse total, metade é reservada a candidatos com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário mínimo por pessoa e a outra metade a candidatos com renda familiar bruta inferior a esse valor. Em ambos os casos, há ainda mais uma subdivisão, a racial: 16% das vagas em cada faixa de renda são reservadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas.

Colaboração: Daniel Cassol / Comunicação IFSC Campus Criciúma