Política

Trabalhos realizados no CRAS Tereza Cristina são expostos no Legislativo

Foto: Daniela Savi

Foto: Daniela Savi

Os trabalhos realizados nos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) do Bairro Tereza Cristina foram expostos durante Tribuna Livre do Legislativo de hoje (29/7), pelas assistentes sociais, Patricia Vedana e Vivia Maciel, e pela psicóloga de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Gisele Oliveira Tomé. A proposta foi da presidente Tati Teixeira (PSD), que visitou o Centro ainda em junho. 

A instituição presta serviços de acolhimento, acompanhamento, inserção em serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, desenvolvimento de atividades coletivas e comunitárias e encaminhamento das famílias para os demais serviços da rede de atendimentos socioassistenciais e de outras políticas de acompanhamento sócio-familiar. 

Conforme Patricia Vedana, mais de 1,5 mil famílias são cadastradas no CRAS Tereza Cristina, e destas, 90 famílias participam diretamente dos grupos do PAIF, que conta com uma sala especial para os atendimentos. “Seguimos orientações, e normativas. Temos seis CRAS na cidade e cada um tem seus bairros de abrangência. Existem bairros que ainda não tem cobertura de CRAS, mas essas famílias são atendidas na unidade central da secretaria de Assistência Social”, disse, mostrando os trabalhos, por meio de fotos. Além de atender os moradores daquela região, também são prestados serviços às famílias dos bairros Paraíso, Boa Vista, Santo Antônio, Pinheirinho, Jardim Angélica, Santa Augusta, São Francisco, Floresta II e Universitário.

Ela ainda lembrou que são diversos grupos de atendimentos inseridos nas atividades do PAIF, como o de cuidadores, renda, mulheres PAIF (que fazem atividades de cultura e artesanato), Laços de Amor, cinemas na comunidade, encontro de famílias, entre outros, e com realização ainda de eventos diferentes a cada mês. “O encontro de famílias é realizado um vez ao mês e sempre com algo de interesse da comunidade”, acrescentou Patricia.

Já dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que realiza atendimento de crianças e adolescentes (6 a 17 anos) e com convênio com a Afasc, são oferecidas oficinas de grafite, música, dança, teatro, artes, esporte e literatura. O CRAS é uma unidade pública estatal da política de assistência social, de base municipal, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica as famílias e indivíduos, articulação destes serviços no seu território de abrangência e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social. 

Programa Laços de Amor 

Contribuir para fortalecer os vínculos familiares, prevenindo o abandono e a violência contra crianças. Este é o objetivo do grupo “Laços de Amor”, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Casa da Família do Bairro Tereza Cristina. O trabalho desenvolvido está inserido nas atividades do Programa de Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF), do Governo Federal, que acompanha as famílias e encaminha para demais políticas públicas. 

Confira os locais dos CRAS:

Santa Luzia
Vila Miguel
Próspera
Cristo Redentor
Renascer
Tereza Cristina

Colaboração: Daniela Savi