Saúde

Tecnologia utilizando células-tronco em tratamentos odontológicos estará disponível em Criciúma

Foto: Jonathan Becker / Comunicação Clínica Odontológica Dr André Lima

Foto: Jonathan Becker / Comunicação Clínica Odontológica Dr André Lima

Os avanços da engenharia genética estão propiciando uma grande melhora nas cirurgias odontológicas, especialmente para implantes dentários e enxertos ósseos. Esses procedimentos agora podem ser feitos de forma menos dolorosa e traumática para o paciente, usando a “fibrina rica em plaquetas e leucócitos”, conhecida como L-PRF, que diminui quantitativamente a agressividade cirúrgica, promovendo uma cicatrização e osseointegração muito mais rápida.

"O L-PRF trata-se de um biomaterial derivado do sangue e rico em fatores de crescimento capazes de transformar células-tronco do adulto em células específicas para a formação de ossos ou gengiva", explica Dr André Lima, cirurgião-dentista com 26 anos de experiência em implantodontia. "Com essa fibrina, é possível em alguns casos evitar a retirada de osso de outras partes do corpo para realizar um enxerto ósseo", conclui. 

O L-PRF atua em fases fundamentais no processo de reparação dos tecidos: formação de novos vasos sanguíneos para nutrição do enxerto; controle imunológico com diminuição do risco de infecção; liberação de fatores de crescimento e presença de células-tronco indiferenciadas para a formação de um novo tecido.

Para a obtenção do L-PRF é realizada uma coleta de sangue tradicional no momento da cirurgia. Esse sangue é processado em uma centrífuga, e separamos do produto coletado o L-PRF, que então, é compactado para ser utilizado como enxerto. Mesmo sendo uma novidade, o custo é semelhante ao dos enxertos convencionais. Na medicina, já é utilizado na ortopedia, a cirurgia plástica e a dermatologia.

Desenvolvida há mais de dez anos pelo médico francês Joseph Choukroun, a técnica já é utilizada há bastante tempo na Europa e nos Estados Unidos, com pesquisas científicas. Em busca de trazer essa técnica revolucionária para a Clínica, Dr André Lima participou de um workshop para habilitação em L-PRF. A centrífuga, de fabricação alemã, estará disponível em breve para procedimentos na área de implantodontia em pacientes da Clínica Odontológica Dr André Lima. 

Colaboração: Jonathan Becker / Comunicação Clínica Odontológica Dr André Lima