Geral

Técnicos da Casan discutem remodelação da ETE Santa Luzia

Cada estágio dos processos na estação de tratamento de esgoto – ETE de Criciúma, situada no bairro Santa Luzia, foi observado em visita técnica de engenheiros e arquitetos da Casan na manhã desta terça-feira (4). O encontro de projetistas e responsáveis pela execução, acompanhado por vereadores e imprensa, teve o propósito de discutir todos os detalhes antes da finalização do projeto da remodelação da estrutura.

Dos projetos necessários, o arquitetônico está pronto e a vistoria in loco subsidiará as informações para a finalização dos complementares, como o estrutural e hidráulico, explicou o diretor de Operação e Meio Ambiente da Casan, Paulo Meller. “Vamos conversar bastante em cima de um ‘checklist’ a fim de verificar eventuais ajustes necessários. Até o fim do mês devemos estar com o edital de licitação das obras publicado”, informou.

As futuras intervenções têm o objetivo de eliminar o mau cheiro exalado na estação, motivo de desconforto a moradores de localidades vizinhas. O método de tratamento mais moderno, chamado lodos ativados, deverá resolver o problema, conforme a engenheira projetista da Casan, Débora Parcias Oljnyk.

“As principais modificações serão a substituição dos filtros percoladores, que executam a oxigenação natural do efluente, pela aeração forçada por sopradores de ar. Planejamos também o aumento das paredes dos decantadores secundários para elevar a capacidade de volume de trabalho”, detalhou a engenheira sanitarista e civil da companhia.

Durante a passagem pelos locais, os vereadores tiveram a oportunidade de dialogar com a equipe técnica da Casan. “Consideramos essencial esse acompanhamento para que possamos garantir o cumprimento dos prazos por parte da Casan e principalmente resolver o problema desta comunidade”, disse o presidente da Comissão de Obras da Câmara, vereador Tita Belloli.

Com informações de João Pedro Alves

[soliloquy id=”139044″]