Geral

Surto de lagartas pode retornar às plantações

Foto: Arquivo

Foto: Arquivo

O surto de lagartas que prejudicou a agricultura da região Sul no início deste ano, pode retornar às plantações. Conforme o gerente regional da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Realdino Busarello, os primeiros sinais do retorno da larva já podem ser identificados nas lavouras de milho e feijão.

“Por enquanto não chega a ser um surto como nos meses de março e abril. Nós encontramos só uma espécie até o momento. Diferente do início do ano que encontramos quatro tipos”, compara o gerente.

Até sexta-feira, técnicos, agrônomos e biólogos da Epagri e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), devem visitar agricultores da região para coletar amostras da lagarta e fazer testes com as mesmas. Segundo o site Engeplus, após análise em laboratório, os profissionais se reunirão às 9 horas de sexta-feira para discutir a gravidade do problema e encontrar soluções de combate.

“Neste estágio inicial é importante que os agricultores busquem orientações técnicas e utilizem apenas produtos biológicos para o combate e não químicos. Nós já havíamos alertado sobre o retorno na Primavera. Agora, é preciso monitorar o tempo todo para prevenir que a situação se repita”, frisa Busarello.