Geral

Significado da Páscoa é diferente para algumas religiões

Católicos e evangélicos celebram a data, diferente da doutrina espírita que não comemora.

Foto: Internet

Foto: Internet

Neste domingo (20) é celebrada a Páscoa, e para cada religião o significado é diferente. Segundo o Portal Satc, para a católica, segundo o vigário geral da Diocese de Criciúma e pároco da Paróquia Santa Bárbara, padre Vilson, a data marca a passagem da morte para a vida.

"As celebrações ocorrem no Tríduo Pascal, que começou na quinta-feira (17), em que marca a entrega de Jesus. Na sexta-feira foi celebrada a morte e neste sábado a ressurreição de Cristo. No domingo, a Páscoa completa com Jesus vivo em meio as pessoas", explicou.

Evangélicos comemoram a ressurreição de Cristo

A religião evangélica comemora a ressurreição de Cristo. "Como a nossa religião é do Cristianismo, também é celebrada a vida através da ressurreição", explicou o pastor Andrino Silva, da Assembleia de Deus de Criciúma.

De acordo com o pastor, haverá um culto neste domingo de Páscoa, às 19h, na igreja localizada na Rua Duque de Caxias, centro de Criciúma.  "Neste culto iremos fazer uma encenação da morte e ressurreição de Cristo", informou.

"Os evangélicos tem costume de celebrar a ressurreição de Jesus durante o ano todo. As pessoas consagram a vida por meio de orações e jejum", destacou o pastor Andrino.

Doutrina espírita não celebra a Páscoa

A doutrina espírita, conforme explica a presidente da Instituição Espírita Casa da Fraternidade de Araranguá, Catia Hahn, não comemora a Páscoa, porém segue os ensinamentos de Jesus.

"Assim aprendemos que Jesus representa o tipo mais perfeito que a humanidade pode aspirar na Terra e seus exemplos são a chave para a evolução e felicidade. Porém respeitamos a Páscoa comemorada por outras denominações religiosas, e até compartilhamos o valor do simbolismo representado, ainda que apresente outras interpretações", ressaltou.

Catia explicou o que é a ressurreição de Cristo para a doutrina. "Representa a vitória sobre a morte do corpo físico, e anuncia, sem sombra de dúvidas, a imortalidade e a sobrevivência do espírito em outra dimensão da vida. Este foi o grande significado da ressurreição de Jesus, que retorna em espírito e continua para sempre nos guiando", destacou.

Segundo a presidente, após a ressurreição de Jesus, em espírito, os discípulos se viram radicalmente transformados ao reconhecerem que o amor e a justiça regem o ser além do túmulo. "Por isso muito além dos coelhinhos e ovos de chocolates, nós espíritas procuramos comemorar a Páscoa todos os dias da existência, no esforço de vivenciar a mensagem de Jesus", afirmou.