Turismo

Serra do Corvo Branco é incluída em projeto turístico

Fonte: Antonello Fotos

Fonte: Antonello Fotos

A Rota Caminho das Montanhas, que integra o projeto de rotas cênicas na serra catarinense, foi apresentada nesta semana em São Joaquim. Com um percurso de 350 quilômetros, o trajeto passa por Urubici, Grão-Pará, Orleans, Lauro Muller, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Bom Retiro e Urupema. 

O projeto contribuirá para o desenvolvimento do turismo na serra catarinense. Os principais atrativos são as serras do Corvo Branco e do Rio do Rastro.

“Todos os municípios do planalto serrano fazem parte de um mesmo território. Precisamos ter o sentimento de pertencimento da região e não de um município. A rota cênica vai ajudar nisso, pois ligará as cidades e transformará as estradas em equipamentos turísticos”, afirmou o secretário de estado do planejamento, Murilo Flores.

O projeto Rotas Cênicas Catarinenses visa destacar as riquezas natural, histórica e cultural dos ambientes. O diretor da Biosphera Empreendimentos Ambientais, Ike Gevaerd, defende. “Nossas estradas, com poucas exceções, não são pensadas como parte integrante da paisagem. Pretendemos com esta proposta, além de criar um novo atrativo turístico, promover a economia local e valorizar a vida produtiva rural”.

Entre as intervenções sugeridas estão definir medidas para a conservação da paisagem, construir estruturas para contemplação e recepção dos visitantes, executar melhorias da estética e da segurança das estradas e apoiar a infraestrutura associada à cadeia produtiva do turismo. A equipe de trabalho está em fase de conclusão do master plan do projeto.

Com informações do Jornal Notisul