Saúde

Semana Mundial de Aleitamento Materno é aberta oficialmente em Criciúma

A Secretaria Municipal de Saúde abriu oficialmente nesta sexta-feira, (1°), a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) na cidade de Criciúma, que ocorre até a próxima quinta-feira (7). A apresentação do tema 2014: “Amamentação: Uma vitória – para toda a vida!” na reunião de gerentes que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), marcou o início das atividades do órgão. O evento organizado pela Gerência de Alimentação e Nutrição da Secretaria, tem por objetivo mostrar a importância do aleitamento materno na prevenção de doenças e na promoção do crescimento saudável do bebê.

Conforme o prefeito Márcio Búrigo, que participou da abertura da campanha, este é o momento de mostrar para as mães criciumenses as vantagens do aleitamento exclusivo até os seis meses. “As mães pensam muitas vezes que ofertar um leite industrializado é melhor para seus bebês. Temos que mostrar a importância de que se pense na saúde do nascido, porque o leite materno traz nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança. A Secretaria de Saúde e nossos colaboradores estão vendendo uma verdade. Amamentar é prevenir a fome e a má nutrição”, comentou.

Segundo a gerente de Alimentação e Nutrição, Ana Paula Milanez, é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde que o aleitamento seja exclusivo por seis meses, sendo complementado com outros alimentos por dois anos ou mais. “Não podemos deixar passar em branco uma data tão importante quanto essa. Durante o ano todo é realizado trabalho de orientação nas Unidades de Saúde, mas nesta época temos que intensificar todo nosso trabalho. Neste primeiro momento repassamos para os nossos profissionais que atuam diretamente com a população a importância dessa orientação”, destacou Ana Paula.

A Semana

A Semana Mundial do Aleitamento Materno foi criada em 1990 e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) três e quatro, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. Além do Brasil, outros 119 países participam do evento, que é oficialmente celebrado entre os dias 1° e 7 de agosto. No Brasil o Ministério da Saúde assumiu o evento em 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para o país, com o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs. Neste ano o tema da SMAM vem responder à atual contagem regressiva para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Os principais objetivos são:

1. Informar sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e como se relacionam com Aleitamento Materno e Alimentação de Lactentes e Crianças de primeira infância.

2. Mostrar o progresso alcançado até o momento e as lacunas existentes e decisivas para o Aleitamento Materno e Alimentação de Lactentes e Crianças de primeira infância.

3. Chamar atenção sobre a importância de priorizar ações para proteger, promover e apoiar o Aleitamento Materno como uma intervenção fundamental na contagem regressiva para os ODM e na era pós 2015.

4. Estimular o interesse entre os jovens, tanto mulheres como homens, para compreenderem a importância e relevância do aleitamento materno no mundo de hoje. 

Ações que serão realizadas durante a semana:

04/08 – 1° Mamaço da cidade de Criciúma, no Parque das Nações Cincinato Naspolini às 13h30min. Durante o evento haverá aplicação de shantala. (Caso chova, o evento será cancelado).

06/08 – Palestra motivacional para a promoção do Aleitamento Materno aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde com a pediatra Drª Keiko Miyasaki Teruya, consultora do Ministério da Saúde para Aleitamento Materno e estudiosa do tema há mais de 30 anos, no Salão Ouro Negro – 8 horas.  

Colaboração: Milena dos Santos/Diretoria executiva de Comunicação

[soliloquy id=”79082″]