Geral

Santuário Nossa Senhora de Caravaggio abre novena em preparação à 64ª Romaria

Um antigo ditado afirma que “os pés levam aonde o coração deseja”. E assim, pulsam corações e pisam milhares de pés nesta época do mês de maio, quando romeiros de todos os cantos da região Sul do Estado de Santa Catarina se dirigem ao Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, no Distrito de Caravaggio, em Nova Veneza. Desta sexta (22) até domingo (31), a comunidade católica celebra a festa de sua padroeira, venerada por toda a Diocese de Criciúma.

Novena começa com participação dos seminaristas

Na noite desta sexta-feira (22) tem início a novena em preparação à 64ª Romaria e Festa, que tem sua celebração principal no dia 31 de maio. A noite contará com a participação dos formadores e dos 24 seminaristas do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, que no próximo 26 de agosto celebra 15 anos de fundação.

Às 18h, haverá a reza do terço no Seminário, seguida pela procissão motorizada até o Santuário, onde haverá missa às 19h30min. Conforme o padre Aguinaldo Zucchinali, houve três tentativas para instalação da casa no terreno, mas só com a criação da Diocese de Criciúma a obra se tornou concreta.

“A vinda do Seminário é um querer da Mãe, como as mães que, quando casam os filhos, querem tê-los por perto para orientar. Assim foi com Nossa Senhora, que o quis perto do Santuário para orientar nos primeiros passos da vocação sacerdotal. Ela é a nossa formadora e o conteúdo é o Evangelho de Jesus”.

A celebração do primeiro dia da novena contará também com a presença de ex-seminaristas, madrinhas, direção da Escola Humberto Hoffmann e do povo de Caravaggio. No momento Pós-Comunhão, os vocacionados farão uma apresentação sobre a história do Seminário, desde sua criação, construção e primeiros seminaristas, focando a missão do sacerdote com espelho no Bom Pastor e nos cuidados de Maria, com a entrega de velas, trigo e 15 botões de rosa que serão depositados aos pés da imagem da padroeira.

Festa atrai mais de 75 mil pessoas

O secretário executivo do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso no Estado e morador de Caravaggio, Giliard Gava, afirma que, no ano passado, 75 mil peregrinos rumaram ao Santuário, e destes, mais de 50 mil só no dia da Romaria.

“É a maior festa religiosa do Sul do Estado e também o primeiro pólo de turismo religioso de Santa Catarina, com o dia 26 de maio lembrado no calendário oficial como o dia de Nossa Senhora de Caravaggio. Uma das místicas desse santuário é a peregrinação. No mundo todo, 300 milhões de pessoas se deslocam, com enfoque religioso. Nosso Santuário, do qual 10% da população católica do Sul participa no dia da Romaria, já se prepara para viver o Ano Santo da Misericórdia, instituído pelo Papa e que começa em 8 de dezembro, em comunhão com todos os santuários e igrejas no mundo”.

Uma Mãe intercessora de graças

Conforme o reitor do Santuário, padre Valdemar Carminati, a devoção à Virgem Maria com o título da aparição ocorrida em 1432, à camponesa Joaneta, que era maltratada pelo esposo, é uma questão de fé e cultura entre as mais de 1 mil famílias do distrito.

“Nossa Senhora de Caravaggio entrou no coração das pessoas. Mesmo quem não vem muito à igreja, tem sua grutinha ou imagem dentro de casa. Todo o povo fica entusiasmado com as novenas nas casas de famílias do bairro. Levamos a imagem de manhã e, às 15h, é rezado o terço e depois elas promovem um café partilhado. Mais tarde, às 18h, novamente se faz a oração do terço, seguida pela transladação que passa pelas ruas de Caravaggio. No dia 26, a imagem é levada às ruas que não foram contempladas com sua passagem durante a novena”, conta o Reitor.

Segundo padre Carminati, muitos são os milagres ligados à Maria, especialmente com relação à saúde, mães que desejam engravidar e questões familiares. “Nossa Senhora é mãe. Quando a gente fala em mãe, sente algo diferente no coração. Deus deu à ela a graça de ser mãe do Filho Dele. E quanto amor Jesus devia ter por sua mãe! Se nós o seguimos, queremos corresponder nisto também. Ele deve ficar contente em saber que a amamos. Nas Bodas de Caná, Jesus fez o milagre, mas quem enxergou o problema e intercedeu foi Maria. Ela é dinâmica e tem pressa. Foi, apressadamente, visitar a prima Isabel. Ela não para, vai sempre ao encontro das pessoas e tem uma intuição tremenda: olha em nossos olhos e sabe do que é que precisamos”, ressalta padre Valdemar.

Estrutura é ampliada e recebe novidades

Um dos diferenciais da 64ª Romaria será a utilização de um palco maior para as celebrações campais. Além disso, haverá disposição de mais tendas que no ano passado, para comodidade do público, que poderá servir-se das refeições vendidas durante a festividade.

Além disso, a novidade que perdurará a partir da festa e começou a funcionar há cerca de 15 dias, ainda com uma estrutura provisória, é a lojinha do peregrino. Ali, uma infinidade de artigos religiosos com tema de Nossa Senhora de Caravaggio estão sendo comercializados para quem deseja levar uma lembrança do Santuário. O horário de funcionamento ainda não está definido, mas o reitor afirma que funcionará aos sábados, domingos e também feriados.

Orientações aos que peregrinarão a pé

A cada ano, o número de romeiros que partem de suas casas e fazem o trajeto até o Santuário de Caravaggio a pé, aumenta. O profissional de Educação Física Luís Fernando Spillere salienta que é importante cuidar não só da saúde espiritual, mas também física.

Como há grupos que percorrem até 45 km de distância, é importante que o romeiro que mantém vida sedentária se prepare alguns dias antes, com caminhadas e faça sempre o aquecimento dos músculos com movimentos.

“As pessoas que não estão acostumadas devem iniciar com pouca intensidade, pois o risco de lesão aumenta muito, pois a caminhada em si não gera impacto, e sim a influência do terreno. Uma vez que você machuca tornozelos, joelhos ou ombros, eles nunca voltam a ser como antes. A articulação é uma coisa única. Quando chegar ao destino, é importante repetir o aquecimento com alongamentos básicos, para flexibilidade, pois a amplitude da articulação fica maior”.

Segundo Spillere, é importante levar água, usar roupas confortáveis e tênis com sola única, e ter cuidado ao pisar em terrenos irregulares. O profissional também sugere atenção nas subidas e que idosos estejam acompanhados durante a caminhada.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

22/05 (sexta-feira) 
Procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora partindo do Seminário.
19h30min: Missa presidida pelo Pe. Aguinaldo Zucchinali.

23/05 (sábado)
18h30min: Transladação motorizada da imagem de Nossa Senhora partindo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Cidade Mineira.
19h: Missa presidida pelo Pe. Gabriel Manarim Dalmolin.

24/05 (domingo)
Procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora partindo da Baixada, da residência da família do Sr. Enerino Milanez.
19h: Missa presidida pelo Frei José Milanez.

25/05 (segunda-feira)
Procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora partindo de Alto Caravaggio, da residência da família do Sr. Zeferino Milanez.
19h30min: Missa presidida pelo Pe. Aguinaldo Zucchinali.

26/05 (terça-feira) Dia da Aparição
09h: Missa presidida pelo Pe. Valdemar Carminati.
15h: Missa presidida pelo Pe. Carlos Wecki.
18h: Procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora partindo de Vila São José, da residência da família da Sra. Adelaide Gava Somariva, passando pelas  ruas de Caravaggio.
19h30min: Missa presidida pelo Pe. Wilson Buss.

27/05 (quarta-feira)Procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora partindo da Vila Higino Romagna, da residência da família da Sra. Vilma Romagna.
19h30min: Missa presidida pelo Pe. Osvaldir Ribeiro Mendes.

28/05 (quinta-feira)
Tranladação motorizada com a imagem de Nossa Senhora partindo da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Forquilhinha. 19h30min: Missa presidida pelo Frei Jacir Antônio Zolet.

29/05 (sexta-feira)
Transladação motorizada da imagem de Nossa Senhora partindo da Igreja Santo Agostinho, de Rio Maina.
19h30min: Missa presidida pelo Pe. José Lino Buss.

30/05 (sábado)  
10h: Missa presidida pelo Pe. Antônio Marcos Machado Madeira.
15h: Missa presidida pelo Pe. Joel Sávio.
18h40min: Transladação motorizada da imagem de Nossa Senhora partindo da Igreja São Marcos, de Nova Veneza.            
19h: Missa presidida pelo Pe. Itamar Mazzucco.
Logo após a Santa Missa, show com Pe. Ezequiel Dal Pozzo.

31/05 (domingo) Dia da Romaria
06h: Alvorada festiva.
07h: Missa presidida pelo Pe. Manoel Odorico Francisco.
08h: Missa presidida pelo Pe. Agenor Pedroso.
09h: Transladação motorizada da imagem de Nossa Senhora partindo da Paróquia Santa Bárbara.
09 às 10h: Em frente ao Santuário, animação com o Pe. Ezequiel Dal Pozzo.
10h: Acolhida da imagem de Nossa Senhora em frente ao Santuário. Em seguida, Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Jacinto Inacio Flach, concelebrada pelos demais presbíteros presentes. Animação do Pe. Ezequiel Dal Pozzo e sua equipe.
13h30min: Missa e bênção da saúde presidida pelo Pe.  Ezequiel Dal Pozzo.
15h30min: Missa presidida pelo Frei Antério Parise, pároco da Paróquia de São João do Sul.
17h: Oração do Terço a cargo do Apostolado da Mãe Peregrina e da Equipe 03 – Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

PROGRAMAÇÃO RECREATIVA

26/05 (terça-feira)
Durante todo o dia haverá serviço de café e lanche e, à noite, uma deliciosa “minestra” no salão Benfeitores de Caravaggio.

28/05 (quinta- feira)
Tradicional “Quinta da Costela” no salão Benfeitores de Caravaggio.

29/05 (sexta- feira)
“Jantar típico italiano” no salão Benfeitores de Caravaggio.

30/05 (sábado)
Durante todo o dia haverá serviço de café e lanches. À noite, churrasco no salão Benfeitores de Caravaggio.

31/05 (domingo)
Amplo serviço de café, buffet, churrasco e bar, no pátio do Santuário.

Colaboração: Bibiana Pignatel Baesso / Comunicação Diocese de Criciúma

[soliloquy id=”126561″]