Geral

Saídas de esgoto irregulares começam a ser lacradas em Criciúma

Trabalhos iniciaram no bairro Comerciário, em residência localizada na área de abrangência da microbacia do Rio Criciúma.

Cumprindo ordem do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a Prefeitura de Criciúma iniciou nesta quinta-feira (27) o trabalho para lacrar conexões de esgoto irregulares em residências e estabelecimentos comerciais localizados na área de abrangência da microbacia do Rio Criciúma. O primeiro serviço ocorreu no bairro Comerciário.

Mais saídas irregulares de esgoto serão lacradas a partir desta sexta-feira (28). “Cumprimos todo o processo determinado pelo Tribunal de Justiça e, com o prazo esgotado e depois de notificar os moradores, começamos a lacrar as conexões clandestinas da rede de esgoto sanitário”, explica o gestor executivo do Fundo Municipal de Saneamento Básico (Funsab), Carlos Alberto Barata.

Proprietários de imóveis na região central da cidade devem conectar o esgoto sanitário à rede coletora implantada pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

Em Criciúma, aproximadamente 300 propriedades geram danos ao meio ambiente devido às irregularidades no sistema de esgotamento sanitário. 

“Este é um problema de saúde pública. O cidadão precisa ter a consciência de que resíduos e dejetos estão sendo descartados no Rio Criciúma e prejudicando a cidade e também a região carbonífera”, afirma Barata. Com a conexão de esgoto lacrada, efluentes sanitários voltam à própria moradia.

Se Liga da Rede

O trabalho para orientar a comunidade sobre a necessidade de evitar conexões clandestinas e fazer a ligação de esgoto à rede coletora iniciou em 2015, através do programa Se Liga Na Rede, desenvolvido pela Casan e pela Prefeitura de Criciúma. Mais de 10 mil conexões clandestinas foram mapeadas na cidade. 

“Técnicos da Tec Civil visitaram as residências que apresentaram o problema e deram prazos para o proprietário regularizar. Os casos que não foram resolvidos pelos moradores foram encaminhados à Vigilância Sanitária, que autuou e, a partir de hoje, vai lacrar as ligações irregulares”, ressalta Barata. 

Somente moradores da região central de Criciúma devem fazer a ligação de esgoto à rede coletora da Casan. 

Colaboração: Jhulian Pereira  – Decom Criciúma

[soliloquy id=”195898″]