Esporte

Ruy Hülse será condutor da tocha olímpica em Criciúma

Homenagem foi divulgada no gabinete do prefeito Márcio Búrigo, nesta segunda-feira (23)

O presidente do Sindicato da Indústria de Extração do Carvão em Santa Catarina (Siecesc), Ruy Hülse, terá a missão de carregar a tocha olímpica em Criciúma, no dia 9 de julho.

A divulgação ocorreu nesta segunda-feira (23), no gabinete do prefeito Márcio Búrigo. Ele percorrerá 200 metros no percurso que inicia na prefeitura de Criciúma e encerra no Parque das Nações.

"Quando me falaram que eu ia carregar a tocha, pensei que era para correr com ela. Isso me deixou preocupado, mas depois descobri que terei a função de transportar a tocha caminhando, o que me deixou mais tranquilo", declara Hülse, aos 90 anos, em tom de brincadeira.

A escolha foi feita por uma comissão que decidiu homenagear o atual presidente de honra da Satc (Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina). "Nós queríamos contemplar uma pessoa que representasse a história de Criciúma, e o Dr. Ruy tem uma carreira maravilhosa e uma representatividade brilhante na cidade. É com muito orgulho que o escolhemos por ser um cidadão que ajudou a escrever a história do município", explica o prefeito Márcio Búrigo.

Serão 30 pessoas que carregarão a tocha em um trajeto de três quilômetros, distribuídos em 200 metros cada. "É uma honra ter o Dr. Ruy Hülse na trajetória da tocha olímpica no nosso município. Um homem que influenciou diretamente no desenvolvimento de Criciúma ao longo do tempo. Os cidadãos de Criciúma estarão bem representados através desta brilhante pessoa", afirma o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Renato Valvassori.

Ruy Hülse tem 90 anos, é formado em Engenharia de Minas na UFRGS e foi eleito deputado estadual por três mandatos, além de ter sido prefeito de Criciúma de 1966 a 1970.

Assumiu também o cargo de governador de Santa Catarina durante 11 dias, como interino de seu pai, Heriberto Hülse.

É o criador da FUCRI, que deu origem à atual Unesc; contribuiu para a idealização da Avenida Centenário; ocupa a presidência do Siecesc desde 1995; é o primeiro cidadão criciumense a se formar em Engenharia e recentemente recebeu da Unesc o título de Doutor Honoris Causa, maior titulação concedida por uma instituição de ensino superior.

Colaboração: Decom Prefeitura de Criciúma

[soliloquy id=”179821″]