Economia

Quase 500 mil catarinenses ainda não declararam o Imposto de Renda

Foto: Reprodução RBS TV

Foto: Reprodução RBS TV

Faltando apenas sete dias para o final do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR), cerca de 50% dos catarinenses ainda não prestaram contas à Receita Federal. Do total de um milhão de declarações que são esperadas, 562 mil foram entregues. Um número que, para a Receita Federal, é considerado dentro da média.

Conforme reportagem do site G1 Santa Catarina, no ano passado, em torno de 140 mil contribuintes enviaram a declaração no último dia. Eles correram o risco de enfrentar algum congestionamento no site da Receita. No entanto, o processo passou por mudanças. Além disso, também é possível preencher a declaração por meio de smartphones e tabletes.

"Os sistemas estão preparados para receber esse volume de declarações. Só que quando se trata de um sistema informatizado, podem acontecer erros. E para evitar que ocorram esses erros, a gente sugere que a entregar sua declaração o quanto antes", disse o delegado da Receita Federal, Luiz Augusto Gonçalves.

Em um escritório de contabilidade visitado pela equipe da RBS TV, pelo menos 60% dos clientes ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda. A falta de documentos e as dúvidas na hora de preencher os formulários são os principais motivos, como a compra e a venda de imóveis.