Saúde

Procedimento inédito no Hospital Unimed Criciúma é realizado no sistema digestivo

O Hospital Unimed Criciúma realizou na última semana um procedimento inédito na instituição. Denominado de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica – CPRE, o procedimento foi realizado pelo médico Irani Valentin Alberton Junior e foi considerado um sucesso. De acordo com o médico, este é um procedimento endoscópico com paciente sob anestesia em sala de centro cirúrgico.

“São utilizadas conjuntamente radioscopia e a imagem endoscópica para pacientes que necessitem fazer um exame de imagem dos canalículos pancreáticos e das vias bilares. Também útil nas obstruções por cálculos, tumores e estenoses cicatriciais do canal do pâncreas ou colédoco, no qual se evita a cirurgia. Se retira cálculos, faz-se biópsias e coloca-se próteses”, explica.

O Hospital Unimed Criciúma conta com aparelhagem e instrumental para a realização desses exames e procedimentos. De acordo com o médico, há contra indicação anestésica a todas as cirurgias e dificuldades técnicas referente a situações individuais de cada paciente para o sucesso. A resolução dos problemas gira em torno de 90% a 95% dos casos.

Colaboração: Novo Texto Comunicação

[soliloquy id=”204358″]