Saúde

Procedimento cardíaco inédito no Sul

Foto: Divulgação / DS

Foto: Divulgação / DS

Um procedimento inédito na região Sul foi feito no Hospital Socimed, em Tubarão. A oclusão percutânea de comunicação interatrial foi realizada em uma paciente de 54 anos que possuía um defeito cardíaco congênito, a comunicação interatrial.

Este procedimento é comumente realizado em grandes centros, mas é novidade na região. Se fosse feita como normalmente ocorre aqui, seria uma cirurgia cardíaca aberta (com abertura do peito). Com a nova tecnologia agora disponível em Tubarão, a correção pôde ser feita com apenas um pequeno orifício na virilha da paciente, a chamada intervenção percutânea.

Através deste pequeno orifício, uma prótese é levada até o coração, onde é corrigida a má-formação. Um dos grandes diferenciais é que, por ser muito menos invasivo, a paciente acordou no fim do procedimento, recebendo alta em menos de 48 horas.

O procedimento foi feito em Tubarão, no Centro de Hemodinâmica Socimed, pelo cardiologista intervencionista dr. Leonardo Sinnott. Ele lembra que “o objetivo deste Centro é que, sempre que possível, os procedimentos cardíacos sejam realizados de forma minimamente invasiva, evitando procedimentos cirúrgicos maiores”.

O Centro de Hemodinâmica Socimed possibilita que os pacientes que até então precisavam ir até grandes centros possam ser tratados aqui na região, já que é estruturado com tecnologia de ponta. Os procedimentos são realizados por profissionais capacitados da região e de fora dela, para atender a demandas na área cardíaca e neurológica de todo o Sul do Estado. Não é à toa que o hospital recebeu recentemente a Acreditação Hospitalar da Organização Nacional de Acreditação – ONA, que certifica a qualidade dos serviços hospitalares no país.

Com informações do site Diário do Sul