Geral

Prefeitura anuncia realocação de secretarias após incêndio em prédio

Foto: Denise de Medeiros/RBS TV/G1 SC

Foto: Denise de Medeiros/RBS TV/G1 SC

A Prefeitura de Criciúma, no Sul catarinense, anunciou nessa quinta-feira (28) a realocação de secretarias devido ao incêndio no prédio do poder executivo, ocorrido na madrugada de quarta (27). As pastas de Assistência Social, Educação, Saúde, Comunicação e a divisão de Planejamento Físico Territorial (DPFT) vão atender em outros espaços.

Na quarta, o incêndio atingiu o prédio onde funciona a Prefeitura de Criciúma. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o fogo começou por volta das 3h. Segundo o prefeito, muitos documentos do departamento responsável pela liberação de alvarás e habite-se foram perdidos, assim como os da engenharia da Secretaria Municipal de Obras e do setor de fiscalização. Uma guarda inalou fumaça e foi encaminhada ao pronto-atendimento, mas passa bem.

De acordo com a prefeitura, a secretaria de Assistência Social está funcionando no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Criciúma (Centro Pop). A de Educação, na Biblioteca Municipal Donatila Borba, dentro do Teatro Elias Angeloni.

A Secretaria de Saúde atende no centro de Especialidades no Bairro Santo Antônio e também na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). O Departamento Pessoal funciona no Criciúma Prev. A Procuradoria está localizada na Fundação Municipal de Esportes.

A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, a Divisão de Planejamento Físico Territorial (DPFT), este o local mais atingido pelo incêndio, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, o gabinete e a Comunicação vão funcionar no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti.

Todos esses setores, com exceção do DPFT, que ainda está sendo montado, já estão em funcionamento, conforme a prefeitura. A Secretaria da Fazenda é a única que ainda não possui um local definido. Já são avaliadas as localidades apontadas pelo secretário da pasta.

Reforma

O prefeito disse que será formada uma equipe para fazer o projeto de reforma do prédio, já que o incêndio danificou inclusive a parte elétrica. O projeto deve readequar a edificação às atuais normas de segurança contra incêndios. Ainda não há prazo e os custos também serão avaliados. O projeto inicial de reforma custaria R$ 4 milhões.

A partir desta sexta (29), será feita uma limpeza no local para retirar toda substância tóxica que ficou nos espaços atingidos pelas chamas. "A energia deve ser restaurada, assim como todo o processo de comunicação e informática”, explicou o prefeito.

"Uma limpeza deve ser feita para retirar a fuligem antes de ligarmos os computadores. Essa ação previne a possível queima dos equipamentos, se ligados de forma precipitada e imprudente”, afirmou Julio César Feldmann, diretor de informática.

Nesta quinta, o Corpo de Bombeiros liberou o prédio da prefeitura, com exceção da parte mais atingida pelo incêndio. Os prejuízos financeiros ainda não foram levantados. O Instituto Geral de Perícias (IGP) informou que nesta quinta foi feita a última perícia do local. Agora, o trabalho será na confecção do laudo. Segundo os bombeiros, é muito cedo para saber as causas do incêndio.

Documentos perdidos

Segundo o prefeito, muitos documentos do departamento responsável pela liberação de alvarás e habite-se foram perdidos, assim como os da engenharia da Secretaria Municipal de Obras e do setor de fiscalização. Muitos desses papéis, porém, existem também de forma digitalizada e há a possibilidade de resgate de arquivo com a reinstalação do sistema de informática em outros locais.

A estrutura do prédio não está comprometida, informou Northon Santos Machado, do IGP. A perícia deve ficar pronta em 30 dias. Todo o prédio foi atingido por fuligem e de 25 a 30% foi destruído pelas chamas.

Incêndio

Dois guardas municipais que fazem a segurança do local acionaram o Corpo de Bombeiros. Uma guarda inalou fumaça e foi encaminhada por precaução a uma unidade de Pronto-Atendimento 24h. Ela já deixou a unidade, conforme o prefeito.

Segundo a prefeitura informou, às 6h20 o incêndio estava controlado, mas bombeiros trabalharam no rescaldo até 11h. Em nota, a assessoria da prefeitura disse que o prefeito Márcio Búrigo já foi informado do incêndio e está retornando de Brasília, onde participava da Marcha dos Prefeitos.

Com informações do site G1 SC