Geral

Prefeitos e JBS fazem reunião para acompanhar relação com os avicultores

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os prefeitos de Forquilhinha, Lei Alexandre, e Morro Grande, Valdionir Rocha, e representantes da Prefeitura de Nova Veneza, juntamente com o presidente da Amesc, Evandro Scaini, reuniram-se com executivos da JBS Foods nesaa quarta-feira, para uma prestação de contas da empresa com relação aos avicultores da região Sul de Santa Catarina. O encontro ficou acertado no dia 07 de maio, quando os prefeitos da Amrec intermediaram um alinhamento de ações da JBS com seus integrados. Na reunião, os executivos da JBS apresentaram as ações realizadas nos últimos 90 dias e os resultados gerados por estas atividades.

Com investimentos estruturais na indústria, na produção de ração e de pintos e treinamentos da equipe técnica e dos produtores, gerou-se uma recuperação de 15,25% na renda média dos produtores comparando os últimos dois meses com janeiro e fevereiro deste ano. Na unidade de Morro Grande, esta recuperação na renda foi de 22,18%; em Nova Veneza, de 9,54%; e em Forquilhinha, 13%. Com isto, houve também uma redução da dispersão dos resultados, ou seja, a diferença entre o melhor e o pior resultado agora está menor. "A capacidade de resposta foi muito boa. Produtores entenderam o processo e têm estrutura para melhorar. Normalmente, levaria seis meses para alcançar um resultado como este", afirma o Gerente de Agropecuária da JBS Foods, José Antônio Ribas.

O gerente explica que a maior parte dos investimentos foi na capacitação de pessoas. Em três meses, foram realizados 30 treinamentos teóricos, técnicos e motivacionias para 176 produtores. Houve também treinamentos de reciclagem da equipe técnica que atende os produtores. Estas ações de capacitação continuarão acontecendo nas três unidades.

Além da melhoria nos resultados financeiros a partir da produtividade, os avicultores foram beneficiados com outras ações nesta área. Os prazos de pagamento foram reduzidos de 21 para 14 dias nas três unidades. A JBS também concedeu crédito rotativo, totalizando R$ 728.000,00, para investimentos na adequação de deficiências em galpões e redução de falhas estruturais e para acelerar a transformação no campo e obter melhores resultados. Também houve concessão de empréstimos de longo prazo num total de R$ 1 milhão para equilibrar fluxos de caixa, o que contribuiu para equilibrar a situação financeira e reduzir endividamentos dos avicultores.

Na avaliação dos executivos da JBS, houve melhora significativa no relacionamento com os avicultores, decorrentes de ações no campo, mas também de algumas iniciativas que melhoraram a transparência e a valorização dos produtores. A empresa iniciou um projeto chamado Café com o Gerentes, promovendo encontros quinzenais de pequenos grupos de produtores integrados com os gerentes de cada unidade. Durante a visita, os avicultores têm informações sobre o funcionamento das operações que melhoram o entendimento do setor. Além disso, a JBS criou um prêmio para reconhecer os produtores com melhores resultados. O primeiro evento foi realizado em abril e o segundo, nesta quarta, 20 de agosto. Os prêmios serão entregues bimestralmente.

O prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre, disse que ficou satisfeito com os números apresentados. "Desta forma, acreditamos que os avicultores também estejam satisfeitos. Esperamos que tudo se encaminhe e que possamos crescer juntos", afirmou Alexandre. O prefeito de Morro Grande, Valdionir Rocha, contou que já comprovou o contentamento dos produtores integrados. "Tenho o costume de conversar com os mais críticos e posso dizer que melhorou muito a satisfação deles", explicou.

Na prestação de contas aos prefeitos da Amrec, os executivos da JBS Foods também apresentaram pontos que precisam avançar. Conforme ideia lançada em projeto de lei que ainda está em votação na Câmara dos Deputados, a JBS já iniciou a implantação da Comissão de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec) em outras unidades, como Sidrolândia, Brasília, Uberaba e Seara. A intenção é ter uma Cadec por unidade do Sul de Santa Catarina. Há também em andamento o Plano Nacional de Agropecuária JBS, alterando os contratos para adequar ao projeto de lei que está em votação, implantando também novas políticas de relacionamento e remuneração. O Plano Nacional de Agropecuária JBS também prevê novos padrões tecnológicos a partir da segunda metade de setembro. Inicialmente, a equipe técnica da JBS será treinada nestes novos padrões, prevendo aplicar nas unidades a partir de outubro.
 
Colaboração: Andressa Fabris/Alfa Comunicação Empresarial