Poder Executivo

Prefeito de São Ludgero participa de Seminário sobre DEL na Alemanha

Foto: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero

Foto: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero

Com objetivo de conhecer um modelo de gestão sustentável, que possa contribuir com o desenvolvimento de São Ludgero e da região, o prefeito Volnei Weber viaja, na noite desta quinta-feira (23), com demais representantes públicos e empresários, para Alemanha, na cidade de Essen, para participar de um Seminário Internacional de Desenvolvimento Econômico Local – DEL.

O evento é promovido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc. O convite foi feito através da Associação Empresarial do Vale do Braço do Norte – Acivale, que tem Roberto Michels como presidente. Os participantes terão a oportunidade de conhecer os trabalhos realizados pela Câmara de Artes e Ofícios das cidades na região de Essen, entidade comparada a uma Federação como a Facisc no Brasil, bem como parceiros governamentais e não governamentais.

A expectativa do prefeito Volnei Weber é conhecer projetos que possam contribuir com o gerenciamento público e para o fomento dos potenciais econômicos diversos. “Será importante conhecer projetos funcionando na prática e que são referências em desenvolvimento”, pontuou. O Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL tem movimentado a região do Vale. Por isso, conhecer o modelo alemão de Conselho, que influenciou a criação do Programa pela Facisc, é uma oportunidade de conhecer na prática os resultados obtidos ao longo dos anos e os cases de sucesso.

Atividades

O seminário inicia na sexta-feira (24) e se estende até o domingo (3). O encontro reúne prefeitos, empresários e representantes de associações. O objetivo é conhecer o êxito do Consenso de Essen, que começou na década de 1970 e contou com a união de lideranças da cidade em torno do objetivo comum de buscar a recuperação econômica. O grupo conhecerá a atuação da Câmara de Artes e Ofícios de Essen, Secretaria de Trabalho e as políticas de geração de emprego, a atuação da Câmara de Comércio e da Indústria, visita à Agência de Desenvolvimento do Município, políticas e projetos para atração de investimentos, visita à Cooperativa Genobank para entender políticas de acesso a micro e pequenas empresas. Além de conhecer, ainda, a incubadora para desenvolvimento empresarial local, centro de feiras e eventos, serviços de consultoria empresarial, energético e ambiental oferecido às empresas, visita à prefeituras, tais como as de Munique e de Baviera.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero