Geral

População aprova renovação de contrato entre Prefeitura e Casan em Lauro Müller

A população de Lauro Müller discutiu, por meio de Audiência Pública, com autoridades municipais e representantes da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – Casan, a renovação do Contrato Programa entre a Prefeitura e a estatal, para exploração dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto sanitário, no município.

O encontro aconteceu na noite desta sexta-feira, dia 27, às 19h, nas dependências do auditório da prefeitura, onde estiveram presentes, o prefeito Fabrício Kusmin Alves, a presidente da Câmara de Vereadores Ema Hofmann Benedet, o chefe da Divisão de Gestão Associada da Casan Sérgio Sales, o gerente local da Casan José Nazareno Nazário, secretários municipais, e vereadores.

A presidente do legislativo lamentou a baixa participação da população na audiência. “É lamentável que a nossa população não tenha demonstrado interesse por uma questão tão importante como esta. O que decidirmos aqui afetará diretamente todos os habitantes de Lauro Müller. Penso que uma parcela significativa da sociedade deveria estar aqui nesta noite”, registrou.

O prefeito destacou a importância do momento para Lauro Müller. “Ao longo da minha gestão como prefeito, vinha cobrando da Casan o tratamento do esgoto em nossa cidade. Para nossa satisfação, isso não é mais um sonho e sim uma realidade, que está prestes a se concretizar. Isso é um grande avanço, pois Lauro Müller vai dar um salto na qualidade de vida dos seus habitantes”, comentou.

Após a apresentação da minuta do Contrato Programa, os presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas quanto a clausulas do documento.

Uma das questões levantadas foi quanto a indenização aos proprietários dos terrenos onde está a barragem de capitação d’água e por onde passa a adutora da Casan.

Sobre o abastecimento de água pela prefeitura em Guatá, Barrro Branco e Itanema. Por enquanto estes moradores vão continuar como estão. Nada vai mudar. Qualquer encampamento por parte da Casan vai depender de um acerto entre a empresa e a prefeitura, no futuro.

A questão da responsabilidade pela manutenção e recuperação de estragos causados nas vias públicas, por conta de obras da Casan, também ficou de ser mais bem estudada entre as partes. Assim como a possibilidade de fonte alternativa de captação de água pelos habitantes.

A minuta do Contrato Programa foi aprovada, com resalvas as clausulas mencionadas. O prefeito Fabrício Kusmin Alves garantiu aos presentes que só irá assinar o documento se todas as questões levantadas constarem do contrato, cujo prazo de vigência ainda terá que ser definido, pois depende de uma análise criteriosa por parte do corpo técnico da Casan.

Uma informação que deixou os presentes felizes foi dada pelo chefe da Divisão de Gestão Associada da Casan Sérgio Sales. Ele anunciou que a abertura da licitação para as obras de coleta e tratamento do esgoto sanitário de Lauro Müller está prevista para o dia 21 de dezembro deste ano.

A Casan vai investir R$ 17,1 milhões no município de Lauro Müller para coleta e tratamento do esgoto sanitário. O projeto prevê 29,2 quilômetros de rede coletora, 2.270 metros de emissário terrestre, quatro estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) modelo Compacta com vazão de 20 litros por segundo. Serão executadas 1.878 ligações domiciliares.

Além do Centro, o sistema vai abranger os bairros Sumaré, Içarense, Cairú, Santa Bárbara, Km 1, Arizona e Bela Vista, beneficiando assim 8.790 habitantes. Quando a obra estiver concluída, no prazo de dois anos, a cidade estará entre as principais de Santa Catarina no quesito de cobertura de esgoto.

[soliloquy id=”158410″]