Segurança

Polícias prenderam 20 mil adultos e apreenderam quase 4 mil armas em 2016

Números estão melhores em relação ao mesmo período de 2015

Foto: Arquivo/Sul in Foco

Foto: Arquivo/Sul in Foco

Mais de 20 mil adultos foram presos em flagrante e/ou por força de ordem judicial e cinco toneladas de maconha foram apreendidas neste ano em Santa Catarina. Os dados são do período de janeiro a outubro e foram divulgados pela Gerência de Estatísticas e Análise Criminal – Geac, da Diretoria de Informação e Inteligência – Dini, órgãos vinculados à Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Com relação à apreensão de drogas, os números são bem mais significativos. Além das cinco toneladas de maconha, foram apreendidos também mais 84 quilos de crack, 56 quilos de cocaína e outros 828 quilos de outras drogas. Ainda, um verdadeiro arsenal foi retirado de circulação com a ação forte das polícias. Dentre revólveres, pistolas, carabinas e rifles, são exatas 3.721 armas apreendidas e 29 mil munições destruídas.

O governador Raimundo Colombo elogiou a ação das polícias no combate ao crime. O secretário de Segurança Pública do Estado, César Augusto Grubba, afirma que a taxa de homicídios em Santa Catarina é atualmente de 11,6 mortos por cada grupo de 100 mil habitantes.

"Isso leva o Estado a estar posicionado na faixa de menor índice dentre as demais capitais do país", destaca. Até o momento, 147 municípios não registraram nenhum homicídio em 2016, ou seja, não há homicídios em metade das cidades catarinenses.

Em relação a roubos, os registros demonstram uma incidência menor na comparação com o mesmo período do ano passado. Até o dia 23 de novembro, haviam sido registrados 2.097 roubos, sendo que, em 2015, este número era de 2.208 – uma redução de 5%.

Com informações do Portal Engeplus