Geral

Polícia Ambiental e Ibama fazem apreensão de barco com mais de 13 toneladas de peixe

Treze mil quilos de peixe foram apreendidos nesta sexta-feira, dia 27, no porto pesqueiro de Laguna. As espécies de pescado e corvinota, agora vão saborear a mesa das famílias atendidas por entidades filantrópicas do município. 

A operação da 3ª Companhia Polícia Militar Ambiental e Ibama realizou a abordagem e a apreensão do barco de pesca, exercendo a atividade na modalidade de emalhe, método proibido dentro das quatro milhas náuticas, quando a arqueação bruta da embarcação for superior a 20, conforme Instrução Normativa nº 12/2012 do Ministério do Meio Ambiente. 

Na pesca de emalhe, são usadas longas, redes dispostas por muitas horas no mar, para a captura de peixes. 

A embarcação de Laguna vinha sendo monitorada pelo Ibama, desde o Rio Grande do Sul, onde vinha infringindo a distância permitida para o exercício da atividade. 

A abordagem aconteceu no momento do atracamento da embarcação no Porto de Laguna. 

Os responsáveis pela embarcação e pela atividade ilegal, além de sofrerem uma multa no valor de R$ 275.900,00, responderão administrativamente e penalmente, conforme a Lei de Crimes Ambientais combinado com a instrução normativa do Ministério do Meio Ambiente nº 12/2012.

Doações

As toneladas de peixes foram distribuídas para o projeto Mesa Brasil e a Fundação Irma Vera. Segundo a presidente interina da entidade, Rosângela Cunha, as entidades Mão Amiga, Hospital de Laguna, Asilo São Vicente, Apae, Acustra, Agápe, Nascer de Novo e Casa da Sopa receberam as doações na tarde desta sexta-feira. 

O Mesa Brasil é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício, desenvolvido pelo Sesc. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social.

Colaboração: Secom Laguna

[soliloquy id=”117035″]