Sem Categoria

Pelo segundo dia, catraca é livre no transporte público de Blumenau

Empresa contratada explica que está com efetivo abaixo do esperado. Piracicabana afirma estar com dificuldade em ativar bilhetagem.

Foto: Osvaldo Sagaz/RBS TV

Foto: Osvaldo Sagaz/RBS TV

Nesta segunda-feira (1º), pelo segundo dia, o transporte público será gratuito em Blumenau. O sistema voltou a funcionar neste domingo (31), após uma semana sem ônibus na cidade. A Viação Piracicabana, empresa contratada em caráter emergencial pela prefeitura, afirmou em nota que aguarda a liberação dos trabalhadores do antigo consórcio que operava o transporte para iniciar a operação com 190 ônibus.

De acordo com a empresa, as dificuldades para colocar o sistema de bilhetagem eletrônica em pleno funcionamento estão entre os fatores que explicam a catraca liberada. “As dificuldades foram ocasionadas pelo atraso no recebimento das informações necessárias, que foram solicitadas por meio judicial na última sexta-feira”, disse por meio de sua assessoria. Confira os horários disponibilizados pela prefeitura.

“As rescisões foram feitas em duas empresas, a Rodovel e a Verde Vale. A empresa Nossa Senhora da Glória começou a rescindir os contratos com os trabalhadores na sexta-feira (29). Nesta empresa, a quantidade de trabalhadores é bem maior, então, estamos fazendo este processo de acordo com as nossas possibilidades”, afirmou o advogado Antônio Marchiori, do consórcio Siga.

Poucas rescisões

“Além disso, a demora nas rescisões da empresa Nossa Senhora da Glória promoveu um efetivo abaixo do esperado e a frota irá operar com menos carros que o previsto nesta segunda-feira”, explicou a companhia.

O transporte coletivo opera nesta segunda-feira com linhas e horários especiais. “Ao longo da semana, com a efetivação das contratações mais ônibus serão disponibilizados e mais linhas serão atendidas”, afirmou a Piracicabana.

Linhas e tarifa

Serão 51 linhas, sendo oito troncais e 43 alimentadoras, circulando nesta segunda-feira com tabelas de horários que estão disponíveis no site da Prefeitura de Blumenau.

Até sexta-feira (5), os displays de identificação das linhas devem estar em funcionamento, por enquanto cartazes serão utilizados para informar as linhas, informou a Piracibana.

A prefeitura aguarda liberação dos dados da bilhetagem eletrônica com base em decisão judicial. A integração temporal está suspensa até o recadastramento das matrizes.

Problema com as demissões

Conforme o site G1 SC, os empresas que formavam o Consórcio Siga, que teve o contrato rompido com a prefeitura, iniciaram as rescisões com os trabalhadores na quarta-feira (27). Nesse processo ocorreu um problema. A empresa Glória não deu baixa na carteira de todos os trabalhadores. Dos 950 cobradores e motoristas, cerca de 700 continuam sendo funcionários da empresa e por isso não podem ser contratados pela Piracicabana.

Segundo Ari Germer, presidente do Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias no Transporte Coletivo Urbano – Sindetranscol, esses profissionais podem fazer falta na segunda-feira (1º).