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Pavimentação asfáltica entre Lauro Müller e Treviso está quase concluída

Restam apenas 2,3 quilômetros para término da obra. Previsão de conclusão é para o fim deste ano.

Após nove anos e oito meses em obras, finalmente um dos maiores anseios das populações de Lauro Müller e Treviso, a obra de pavimentação asfáltica da rodovia SC-446, que liga os dois municípios, está praticamente concluída. O trabalho de asfaltamento da estrada vinha se arrastando, desde 27 de janeiro de 2006.

A rodovia deveria ser asfaltada do km 4, na localidade de Barro Branco, em Lauro Müller, até o km 20, em Treviso, mas em razão do projeto de instalação da Usitesc o traçado teve que ser alterado, pois o antigo projeto passava por cima do terreno da futura termoelétrica.

Com a mudança, a obra foi dividida em duas etapas, sendo que a primeira com aproximadamente 13 quilômetros, entre Barro Branco (Lauro Müller) e Forquilha (Treviso), foi concluída em meados de 2013.

Já a segunda, compreendendo um trecho de 6,1 km no município de Treviso e mais 870 metros, na SC-390, no anel viário de Lauro Müller, emperrou o término da obra.

Na semana passada, a empresa Confer, contratada pelo Deinfra para finalizar a pavimentação, liberou o trecho entre a entrada da cidade até a entrada da mina Cruz de Malta. O pavimento da pista está pronto, porém para que a obra seja entregue ainda falta a sinalização, as sarjetas e os acessos.

Com mais este trecho concluído, agora quem vai a Treviso consegue transitar sobre asfalto. Para que a obra seja totalmente finalizada ainda resta um trecho de aproximadamente 2,3 quilômetros, que passa por fora do centro de Treviso, fazendo a ligação entre as pontes sobre o Rio Mãe Luzia, nos acessos Norte e Sul. Neste trecho da SC-446, três pontos com aproximadamente 200 metros cada um, estão somente na base. O restante possui meia pista asfaltada.

Os motoristas devem dirigir com muita atenção, pois no local o tráfego de caminhões transportando carvão é intenso e quando há um encontro entre caminhão e carro é preciso que um saia da parte asfaltada, nesse caso geralmente é quem está de automóvel.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra Hemerson Beckhauser, da empresa Confer, a previsão para conclusão dos trabalhos é o final deste ano. “Tínhamos uma previsão inicial para novembro, mas como neste trecho há um tráfego muito grande de caminhões, o Deinfra solicitou um estudo de maça asfáltica, o que pode retardar a conclusão da obra”, explicou.

A estrada, que passa a ser mais uma opção de ligação entre o litoral sul e o planalto serrano, ganhou em muitos trechos um traçado em leito novo, evitando passar dentro de pequenas localidades da região e garantindo desta forma a segurança dos moradores e motoristas.

Para os motoristas que descem a serra em direção a Criciúma, a nova rodovia é o caminho mais rápido, diminuindo em aproximadamente 13 quilômetros a viagem, que antes era feita via Orleans.

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