Laguna

Passagem da Barra poderá receber ponte flutuante móvel

19 de Fevereiro de 2014 - 19:58:45 1 Imprimir
Foto: Katia Nascimento

Foto: Katia Nascimento

As conversações sobre uma ponte flutuante móvel que ligue a região do Mar Grosso\Magalhães ao Farol de Santa Marta, através da Passagem da Barra, surgiram há alguns meses. A ideia partiu de uma reunião com o prefeito Everaldo dos Santos junto ao Grupo Assis, empresa do jogador Ronaldinho Gaúcho.

Atualmente, a passagem é realizada através de balsa ou bote. Para tratar do empreendimento foi realizado um novo encontro nesta quarta-feira (19). 

Na ocasião, o Grupo Assis foi apresentado à empresa Conseb, que ficaria responsável pela execução da obra.  "É um projeto de primeiro mundo, que segue de acordo com as normas ambientais. Será mais um grande ganho para a cidade", explica o prefeito.

O projeto traz a possibilidade de construir uma ponte flutuante com abertura para passagem de embarcações.  A obra conta com design futurístico, 2 pistas, uma em cada sentido, ciclovia e via de pedestres. 

Meio Ambiente

Segundo o proprietário da Conseb, Ricardo Loppnow, a ponte não traz risco de instabilidade para o meio ambiente. "O sistema de ancora é o mesmo utilizado pela Petrobras em suas plataformas de extração de petróleo", explica.

A tecnologia que será usada tem 100% de segurança comprovada, considerando que as plataformas de extração de petróleo não aceitam qualquer tipo de movimentação, enfrentando tempestades.

Turismo 

Por ser uma obra de grande impacto visual, a ponte será uma nova atração para a cidade. "Turistas de todo o mundo vão querer conhecer o sistema", afirma Ricardo. Com isso, o empreendimento poderá gerar empregos em hotéis, pousadas, restaurantes e comércio local, alavancando a construção civil.

Iniciativa privada

O custo da obra está avaliado em cerca de 40 milhões de reais. O Grupo Assis se mostrou interessado pelo projeto. Para passar pela ponte, veículos terão o custo de dois reais, ciclistas e pedestres com passagem livre.
 

Indique está notícia: Imprimir
Fone/Fax: (48) 9692-2444 / (48) 9692-2425 / (48) 9974-0192

Rua Walter Vetterli, 742 - Centro - CEP 88880-000
Lauro Müller - Santa Catarina