Geral

Palestra quer trazer conscientização ambiental no descarte dos resíduos sólidos

Conscientizar os colaboradores, alunos e comunidade a dar o destino correto aos resíduos gerados. Este é objetivo do projeto de extensão da Unesc, que está sendo executado na Abadeus, e que dentro da instituição da início ao projeto Abadeus Mais Verde. Os bolsistas, junto o professor Zeca Virtuoso, fizeram uma palestra de sensibilização dos colaborados e participantes do projeto da Abadeus nesta tarde. Na próxima semana, dia 26, será a vez dos pais dos alunos do Centro de Educação Infantil e também dos alunos dos cursos noturnos.

Nesse primeiro momento, segundo Zeca, a ideia é fazer com que quem frequenta a Abadeus entenda a importância de cuidar do meio ambiente. “As pessoas não vão cuidar do lixo, se não aprenderem a cuidar bem das pessoas. Primeiro ela tem que aprender a cuidar de si, depois do outro, para ai sim, passar a cuidar bem do ambiente”, explica Zeca.

Para o Presidente da Abadeus, Gerço Monteiro, a proposta do projeto de extensão, casa com a implantação na Abadeus do programa Abadeus Mais Verde, que deve envolver a todos e para aos poucos ir ganhando abrangência comunitária. "A Instituição vai abraçar junto com seus parceiros, trazendo benefícios para a comunidade, por extensão, ao meio ambiente", comenta.

O projeto de extensão

O projeto de extensão da Unesc “contribuição a gestão de resíduos sólidos da instituição beneficente Abadeus”, foi iniciado em abril, e tem duração de dois anos. Na primeira parte foi feito um diagnostico da instituição. “O estudo foi basicamente sobre os resíduos gerados pela Abadeus”, afirma o acadêmico de engenharia ambiental Túlio Magnus. Segundo o bolsista a ideia é construir colaborativamente uma solução para destinar os resíduos gerados. O projeto de extensão conta ainda com a participação Jeison Cechella, também do curso de Engenharia Ambiental e mais o acadêmico de engenharia química, Douglas Ryan, orientados pelos professores José Carlos Virtuoso, Mario Guadagnin e Carlyle Torres de Menezes. Na próxima etapa será trabalhar a compostagem e também a horta da abadeus.

Colaboração: Antonio Rozeng

[soliloquy id=”82010″]