Saúde

Orleanenses terão a chance de doar sangue no município em março

Foto: Ariel Rodrigues / Comunicação Prefeitura de Orleans

Foto: Ariel Rodrigues / Comunicação Prefeitura de Orleans

A Secretaria Municipal de Saúde de Orleans mobiliza toda a população para participar de uma causa nobre, capaz de salvar muitas vidas. No dia 24 de março, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina – Hemosc estará no município para receber doações de sangue.

A parceria do município com o Hemosc se dá para facilitar o acesso à instituição por parte dos cidadãos que já são cadastrados, como também para conseguir novos doadores. “Muitas pessoas encontram dificuldades para se deslocar até o Centro mais próximo de Orleans, o objetivo dessa campanha é incentivar os cidadãos a praticar este gesto de solidariedade”, afirma Ana Zomer, secretária de saúde no munícipio.

A iniciativa surgiu durante uma reunião entre a equipe de assistência social do Hemosc e a secretaria de saúde, tendo em vista a carência de doações em todo território nacional. “É só ver nos noticiários a falta de sangue que muitos hemocentros registram no ano. Por isso, sentimos a necessidade de contribuir com o nosso hemocentro mais próximo, que é o Hemosc. Alcançamos bons resultados em outras campanhas realizadas no município, e acredito que esta não será diferente”, anseia Ana.

O local de coleta será na secretaria de saúde, no dia 24 de março, das 8h às 17h. Neste dia, serão disponibilizadas 70 senhas e o atendimento acontecerá por ordem de chegada.

Esta será a primeira coleta realizada pelo Hemosc em Orleans este ano. No mês de julho, o hemocentro estará novamente no município em busca de mais doadores. “Doar sangue é um ato de generosidade. Uma vez que a pessoa doa e sabe da importância da ação, ela se dispõe a fazer o gesto outras vezes”, pontua a secretária.

Saiba o que é necessário para a doação:

• Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

• Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;

• O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;

• O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;

• Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);

• Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.

• Ter repousado bem na noite antes da doação;

• Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;

• Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

• Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

Colaboração: Ariel Rodrigues / Comunicação Prefeitura de Orleans