Segurança

Ônibus são incendiados em Criciúma

Foto: Reprodução Clicatribuna

Foto: Reprodução Clicatribuna

Um ônibus coletivo da linha interbairros foi incendiado na noite dessa sexta-feira, na Rua Silvino Rovaris, no Bairro Boa Vista, em Criciúma. Segundo a polícia, a ação, que já era esperada, foi uma retaliação à morte de dois criminosos no início da tarde dessa quinta-feira em confronto com a Polícia Civil no Bairro São Francisco, bairro vizinho onde ocorreu o incêndio. A Polícia Militar evitou ir ao local por se tratar de uma emboscada contra as forças de segurança.

A ocorrência foi registrada por volta das 20h30min. Ao chegar, o caminhão do Corpo de Bombeiros foi alvo de tijoladas, mas nenhum socorrista se feriu. O combate foi rápido, e como o ônibus estava no meio da rua, não oferecendo risco de as chamas atingirem as residências próximas ou mesmo a rede elétrica, o trabalho de rescaldo foi evitado devido a insegurança. Os bombeiros informaram que, se caso houver uma nova ocorrência desse tipo, só irão se deslocar com apoio da polícia.

Além do caminhão do Corpo de Bombeiros, o carro de um veículo de comunicação foi apedrejado, e um tijolo arremessado contra o motorista, que ficou levemente ferido com os estilhaços. Outro repórter que estava com o carro particular também foi depredado. Não há informações de mais feridos. “Ouvi alguns tiros e em seguida pessoas gritando “fogo em ônibus”. Ainda soltaram fogos de artifício", relatou uma moradora, acrescentando que duas horas depois o veículo voltou a pegar fogo, mas sem grandes proporções. O primeiro incêndio a ônibus ocorrido em Criciúma foi registrado na noite de 13 de novembro de 2012 na mesma rua e estava relacionado à onda de atentados no estado ordenada por uma facção criminosa. 

Escoltas retornam

Segundo informações que chegaram até a Polícia Militar, um grupo (não se sabe ainda quantas pessoas) invadiu o coletivo, ordenou que todos saíssem e em seguida atearam fogo. “Quando os passageiros saíram, eles atiraram contra o ônibus ainda em chamas. Até então, temos essas informações, já que os ocupantes estavam muito nervosos. Fechamos o cerco em pontos estratégicos, alguns itinerários mudaram de rota e pela manhã já iniciam as escoltas”, informou o comandante do 9º Batalhão de PM, tenente-coronel, Márcio Cabral. “Já prevíamos que alguma retaliação poderia ocorrer, mas não sabíamos de que forma viria”, completou.

Após o incêndio, falsas ocorrências já foram comunicadas ao 190 visando emboscada aos policiais. A PM redobra o alerta e intensifica o patrulhamento. Abordagens estão sendo constantemente realizadas. Motociclistas em atitude suspeitas foram avistados próximos a uma parada de ônibus no Bairro Pinheirinho, mas fugiram com a chegada da PM. A Polícia Civil também já tomou ações preventivas.

Testemunhas informaram que, na região da "Baixada", barricadas foram montadas por criminosos que esperam armados a polícia. 

Segundo ônibus é incendiado no Bairro Linha Batista 

Por volta das 23h40min, outro ônibus foi incendiado, dessa vez no Bairro Linha Batista, em Criciúma. O veículo ficou totalmente destruído e até o momento  não há informações de feridos e nem de como ocorreu a ação. A Polícia Militar de Criciúma e o Corpo de Bombeiros de Morro da Fumaça atendem a ocorrência. Quando a PM chegou ao local, nao havia nenhum tipo de manifestação. 

Com informações do Portal Clicatribuna