Geral

Obras do sistema de esgotamento sanitário iniciam em Lauro Müller

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

As obras de instalação da rede coletora de esgoto sanitário já iniciaram no município de Lauro Müller. Os bairros Sumaré e Içarense são os primeiros a receberem as equipes de trabalho que realizam os serviços de instalação do sistema. Nesta semana o prefeito do município, Fabrício Kusmin Alves, acompanhou o andamento das obras juntamente com representantes da CASAN, entre eles o engenheiro fiscal, Ulriko Czajkowski, o diretor do escritório local da CASAN, José Nazareno Nasário, e engenheiros da empresa Associados, responsável pela execução da obra.

De acordo com o engenheiro, Alexandre Jorge dos Santos, até o momento 1,3 mil metros de rede já foram instalados nestes dois bairros. “Agora iremos iniciar nestas ruas o trabalho de pavimentação para que possamos em seguida dar continuidade na instalação da rede. Atualmente estamos com uma equipe de trabalho. Em março pretendem já estar com três equipes”, informou o engenheiro.

O investimento de R$ 16 milhões vai garantir a 72% da população do município cobertura com coleta e tratamento de esgoto. Os recursos são provenientes da Caixa Federal (85%) com contrapartida da CASAN (15%). Serão beneficiados além do Centro os bairros Sumaré, Içarense, Santa Bárbara, Km1, Arizona e Bela Vista. O projeto prevê a implantação de 29 quilômetros de rede coletora, 2,2 quilômetros de emissários submarinos, 4 estações elevatórias, 1,8 mil ligações domiciliares e uma estação de tratamento com vazão de 20 litros por segundo. 

O prefeito Fabricio mais uma vez registrou a importância da obra para o futuro de toda população e pediu a compreensão dos moradores para que entendam que este transtorno devido às obras é momentâneo, e que se faz necessário para execução do projeto. “Nossa cidade que possui uma água límpida, coletada na encosta da Serra, também vai contar com tratamento do esgoto, o que vai garantir que essa água continue pura. É um grande legado para Lauro Müller”, destacou Fabrício.