Saúde

Novos médicos são recepcionados pelo Governo de Içara

Foto: Francis Leny

Foto: Francis Leny

Os sete novos médicos que chegaram a Içara por meio do programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, foram recepcionados na manhã dessa quinta-feira pelo prefeito e vice, Murialdo Canto Gastaldon e Sandro Giassi Serafin. Um café foi oferecido aos clínicos gerais, que irão atuar nas Estratégias de Saúde da Família da cidade. Com estes, atualmente são 11 recebidos pelo programa.

“Estamos felizes em recebê-los. São muito bem vindos! Faltam médicos em municípios do interior do país. Com o programa deixamos de ser reféns de condições que nos impedia de realizar um atendimento qualificado à população”, disse Murialdo Gastaldon durante o café. “A falta de médicos é um problema registrado nos municípios. O secretário de Saúde, Lauro Nogueira, trouxe alternativas a Içara para não deixar a população sem o atendimento médico. O içarense é um povo hospitaleiro, vocês irão ser bem acolhidos”, completou o vice-prefeito.

Durante o café, os profissionais cubanos (quatro médicas e três médicos) realizaram cada um sua apresentação. Dois deles são da cidade de Camagüey e mais dois de Guantánamo. Os outros quatro são de Bargeva; Honsuín; Habana e La Habana Buyers. Todos são formados há mais de 20 anos. Justoteófilo Quintero Llacer está na expectativa. “Esperamos ser bem acolhidos pela população. Queremos oferecer ao povo nosso conhecimento científico e elevar o nível de saúde da população. Será importante uma integração entre nós, a Secretaria de Saúde e a população”, declarou o médico, formado há 27 anos, que também clinicou por três anos e seis meses na Venezuela.

Conforme o secretário de Saúde, Lauro Nogueira, enquanto aguardam o registro do Ministério da Saúde, usarão o tempo para se instalar na cidade; conhecer as unidades que atuarão e a equipe técnica do município. “Acredito que em 15 dias o Ministério da Saúde libera o registro para poderem atuar nas ESFs”.

Colaboração: Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI