Poder Executivo

Novos conselheiros tutelares tomam posse em Siderópolis

Os cinco profissionais eleitos deverão permanecer no cargo pelos próximos quatro anos

Tomaram posse, na noite deste domingo (10), os cinco conselheiros tutelares eleitos em outubro do ano passado, em Siderópolis. Anaci Ana Brunel, Cléo Martins, Claudio Jair Rufino, Maria Nazareth Morais e Sirleide Terezinha Ferreira deverão permanecer no cargo pelos próximos quatro anos, cumprindo o mandato de 2016 a 2020. A cerimônia de diplomação e posse aconteceu no Centro Social Urbano e contou com a participação de autoridades municipais e de familiares e amigos dos novos conselheiros.

Além dos titulares, também foram diplomados os suplentes Francisco Ribeiro Júnior, Elisangela Regina da Silva, Ana Cacilda Zampoli, Marjoriê Kett Damásio e Júlia Bettiol Rampinelli.

Essa foi a primeira eleição unificada do Conselho Tutelar, que ocorreu em todo o território nacional no dia 4 de outubro. “O conselho é um órgão permanente e autônomo e que nem sempre alcança o entendimento e o discernimento da comunidade no trabalho que é realizado. Ele está para a defesa daqueles que não têm voz e que precisam de proteção. Por isso, ser conselheiro é uma missão, uma vocação. Que vocês possam fazer o melhor para as nossas crianças e adolescentes”, ressaltou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Marilene Machado, durante a cerimônia.

Já o prefeito, Helio Alemão Cesa, destacou as conquistas que o Conselho Tutelar de Siderópolis alcançou nos últimos anos, como a melhoria das condições de trabalho e o apoio de programas sociais. “Nós estamos aqui em nome da proteção não só das crianças e dos adolescentes, mas da nossa sociedade como um todo. E para proteger nossos jovens, nada melhor que um programa que tem tudo a ver com o trabalho do Conselho Tutelar, que são as escolinhas e os projetos sociais desenvolvidos pelo governo do município e pela Fundação Municipal de Esporte. Então vocês podem continuar contando com a Administração Municipal, para que cada vez mais tenhamos nossa sociedade protegida”, enfatizou.

Sobre o Conselho

Os Conselhos Tutelares foram criados em 1990, com a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. O órgão é encarregado de zelar pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes por parte da família, da comunidade em geral e, principalmente, do poder público.

Colaboração: Suelen Bongiolo / Comunicação Prefeitura de Siderópolis
 

[soliloquy id=”164726″]