Geral

Na ACIC, segunda etapa do Prêmio de Matemática é aplicada

Foto: Douglas Saviato

Foto: Douglas Saviato

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, no Auditório Jayme Antônio Zanatta nas dependências da Associação Empresarial de Criciúma – ACIC, a segunda etapa do Prêmio ACIC de Matemática. O concurso compreende alunos do 5º ano das escolas particulares e públicas do município de Criciúma. Dos 1.842 estudantes participantes da primeira etapa, 254 foram selecionados para a segunda avaliação. Uma das selecionadas foi Rafaela Nascimento, de 10 anos, estudante da Escola Municipal José Giassi, do bairro HG.

“Fiz a primeira prova tranquila e para esta estudei um pouco. Quando crescer quero ser professora de matemática, essa é a matéria que eu mais gosto”, comenta a jovem.

A divulgação dos premiados será no dia 13 de novembro e o evento de premiação está marcado para o dia 5 de dezembro. De acordo com o presidente da ACIC, César Smielevski, a iniciativa do prêmio visa promover a valorização da matemática na vida cotidiana dos alunos e tem apoio da Secretaria Municipal de Educação.

“O prêmio configura-se como uma ação da entidade em prol da educação, onde se busca, primeiramente, diagnosticar a qualidade do ensino e o desempenho dos alunos nas escolas municipais e particulares”, comenta.

Segundo a secretária de educação de Criciúma, Rose Reynaud, a presença de quase 100% dos alunos na segunda etapa comprova que as escolas realmente se envolveram com a iniciativa. “Esse prêmio é importante tanto no ponto de vista da educação quanto do diagnóstico, pois irá trazer um direcionamento para a formação continuada dos professores, mediante os resultados das provas”, destaca.

Para o estudante do colégio São Bento, Victor Augusto Rodrigues, a primeira etapa da prova não foi difícil. “Eu gosto de cálculos e quero seguir nesta linha”, comenta. Segundo Elizangela Pelizzar, mãe de uma das selecionadas para a segunda etapa, a inciativa do prêmio de matemática é benéfica, pois desperta o interesse dos alunos para o tema. “Principalmente para a minha filha, que estava com dificuldades na matéria. Quando falaram que ela tinha passado da primeira fase, fiquei surpresa”, destaca.

Os cinco primeiros colocados receberão os seguintes prêmios: 

1° lugar: IPad e medalha 
2° lugar: Público e privado: Tablets e medalhas 
3° lugar: Público e privado: Tablets e medalhas 

A direção e o professor responsável pelo ensino de matemática das escolas contempladas receberão menção honrosa e premiação. A entrega dos prêmios será realizada em evento comemorativo, em data, horário e local a serem definidos.

Colaboração: Douglas Saviato/Novo Texto Comunicação