Saúde

Maracajá combate mosquito da dengue com prevenção

Foto: Itaionara Recco

Foto: Itaionara Recco

O município de Maracajá está empenhado no trabalho de combate e prevenção à dengue. Neste sentido são desenvolvidas ações diárias, entre elas, pesquisa em pontos estratégicos, pesquisa em armadilhas, distribuição de folhetos educativos, palestras e orientações à população. Estas ações, realizadas pela prefeitura, por meio da Vigilância Epidemiológica, contribuem para que o município continue livre da presença de focos do Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão do vírus da dengue.

Segundo a agente epidemiológica da dengue, Gorete Goularte, nesta época do ano é recomendável dobrar a atenção para prevenir a proliferação do mosquito. "Passamos nos locais com maior vulnerabilidade, como postos de combustíveis e borracharias, para fiscalizar e orientação sobre o manuseio e conservação de pneus", explica. No município existem 45 armadilhas e 10 pontos estratégicos, que são vistoriados de 7 em 7 dias e em 15 em 15 dias.

Um exemplo de preservação ao meio ambiente e combate ao mosquito da dengue é o parque infantil em construção no Centro de Educação Infantil Margareth Tomasi Rocha. No local, o zelador Claudenor Otávio Farias, o seu Nonô, transformou pneus velhos em carros, motos, balanços, para divertir as crianças. A agente epidemiológica da dengue orientou quanto ao uso correto dos materiais. "Os pneus estão furados e/ou cheios da areia, evitando o acúmulo de água e transformando um local propício para a proliferação do mosquito da dengue em um parque infantil".

A prevenção também depende muito da conscientização de cada cidadão. Para evitar a dengue, basta evitar a água limpa e parada, não acumular lixo ou materiais em desuso que retenham água parada como pneus, garrafas, copos e latas. Também é muito importante tapar a caixa d`água, poços, latões e filtros. "São gestos muito simples, mas que acabam passando despercebidos na correria do dia-a-dia", reforça Gorete. 

Colaboração: Itaionara Recco