Geral

Manifesto em Laguna pede preservação de botos

Foto: Divulgação / Diário do Sul

Foto: Divulgação / Diário do Sul

Será realizada, neste sábado, dia 20, uma manifestação em Laguna, às 15h, na av. Colombo Machado Sales, ao lado do Mercado Angeloni, no Centro. O movimento, encabeçado pelo Instituto Sea Shepherd Brasil, pede a preservação dos botos, conforme o site Diário do Sul

No Facebook, a convocação para o manifesto lembra que durante a semana ocorreu a morte de mais um boto no local e centenas de peixes. A causa das mortes ainda não foi confirmada, no entanto, o Instituto lançou a campanha “Cetáceos para Sempre”, em defesa dos botos de Laguna.

Conforme a convocação, desde 2013, mais de 10 botos foram encontrados mortos na cidade, vitimados por redes de pesca ilegais, jet skis em alta velocidade e poluição da água. “Os botos não merecem isso, muitos praticam a pesca cooperativa com os pescadores artesanais, contribuindo para uma importante atividade local”, enfatiza o Instituto. O objetivo da manifestação é prestar informação, promover a conscientização e a participação popular nesta causa.

O Instituto Sea Shepherd Brasil – Guardiões do Mar integra a Sea Shepherd Conservation Society, baseada nos Estados Unidos, que também tem escritórios na Austrália, Canadá, Inglaterra, Holanda, França e África do Sul. Sea Shepherd é considerada a ONG de proteção dos mares mais ativista do mundo e conta com a participação efetiva de milhares de voluntários em todo o planeta, segundo o site da instituição.

Mortes

Nos últimos dias, moradores de Laguna têm se deparado com inúmeras mortes de peixes, boto e tartaruga. Porém, segundo a professora de Engenharia de Pesca da Udesc, Patrícia Sunye, não há relação entre as mortes. 

Os peixes que morreram na lagoa do Canal das Laranjeiras são da espécie savelha, bastante sensível ao manuseio e alterações ambientais. Esses animais teriam morrido por anoxia, ou seja, falta de oxigênio na água. Já as mortes do boto e da tartaruga não estariam relacionadas ao mesmo evento natural.